Livros de pesquisadoras da ENSP serão lançados durante o 9º CSHS 2023
Nesta quarta-feira, 1º de novembro, começa oficialmente o 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde 2023. No espaço 'Abrasco Livros', durante à tarde, serão lançadas diversas obras, entre elas, publicações de autoria de pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).
Confira, abaixo, mais informações sobre os lançamentos desta quarta-feira (1/11), que acontecem no espaço 'Abrasco Livros', das 15h40 às 16h30. Não perca!
'Crianças que não vêem o sol'
De autoria da pesquisadora emérita da ENSP/Fiocruz, Cecília Minayo, em parceria com a aluna, Rosilene Aparecida dos Santos, a obra é fruto da tese de doutorado da aluna, e foi a ganhadora do Prêmio Melhor Tese de Doutorado da Fiocruz, em 2022. O objetivo do estudo, organizado em formato de livro, foi compreender como é a vida das crianças em hospitalização de longa duração e todo o contexto de cuidado e tratamento oferecido de forma interativa e interprofissional.
'Atenção Primária à Saúde em municípios rurais remotos no Brasil'
As pesquisadoras da ENSP/Fiocruz, Márcia Fausto, que atualmente é Vice-diretora de Escola de Governo em Saúde da ENSP, e Ligia Giovanella - também pesquisadora do CEE-Fiocruz - são organizadoras do livro, ao lado de Patty Fidelis de Almeida, da Universidade Federal Fluminense, Adriano Maia dos Santos, da Universidade Federal da Bahia, e Aylene Bousquat, da Universidade de São Paulo. A obra resulta do trabalho realizado pelo grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstituicional do CNPq Pesquisas em Atenção Primária à Saúde e é fruto de cooperação do Ministério da Saúde com a Fiocruz.
+ Leia mais no Informe ENSP: Pesquisadoras da ENSP lançam livro sobre saúde em municípios remotos.
'Avaliação das Políticas de Alimentação e Nutrição: contribuições teóricas e práticas (coletânea)
Assinado pelas pesquisadoras da ENSP, Marly Marques da Cruz, Denise Barros e Santuzza Vitorino, o livro reforça que assegurar à população os direitos constitucionais de alimentação e nutrição é ainda um grande desafio no Brasil, onde coexistem problemas nutricionais diversos, agravados durante a pandemia da Covid-19. A obra evidencia o papel central da avaliação no ciclo da política pública.
Elaborada em duas partes, conjuga os aspectos teóricos e práticos. A primeira seção, “Fundamentos teóricos e metodológicos para a avaliação das políticas de alimentação e nutrição em saúde”, traz as bases teóricas e conceituais da avaliação. Já a segunda, “Produção de Conhecimento e Experiências Práticas de Avaliação no Campo da Alimentação e Nutrição em Saúde”, trata de experiências avaliativas inovadoras, como as abordagens colaborativas e participativas, cujos usos são ainda pouco comuns para o campo da alimentação e nutrição.
Abrasco 2023