Morbidade materna, Avaliação de Impacto à Saúde e bolhas de proteção locais são destaque de novembro em CSP
A edição de novembro de 2023 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. No Editorial, Sandra Costa Fonseca debate os avanços nas pesquisas e a evolução dos serviços de saúde em relação ao monitoramento da morbidade materna grave e do near miss materno. “Não parece suficiente, pois são muitos os problemas de subnotificação e preenchimento inadequado, mesmo do evento mais grave, que é o óbito materno”, conclui a autora.
O Ensaio Avaliação de Impacto à Saúde em áreas protegidas: uma proposta para contextos urbanos no Brasil prevê saldo positivo na utilização da Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) para criação de áreas urbanas protegidas no Brasil. A AIS considera as mudanças climáticas, a qualidade do ar e os riscos e impactos à saúde, ao planejamento urbano e gestão.
A pesquisa Impacto de fatores socioeconômicos na mudança do estilo de vida de funcionários de instituições públicas de Ensino Superior no ELSA-Brasil durante a pandemia de COVID-19 investiga alterações no modo de viver de homens e mulheres durante a pandemia. Entre os fatores analisados destacam-se, por exemplo, o consumo de ultraprocessados e de bebidas alcoólicas.
Ao comparar mortes domiciliares e hospitalares, o estudo Descobrindo o impacto da COVID-19 no local de morte de pacientes com câncer na América do Sul sugere que a COVID-19 afetou as tendências de mortalidade por câncer no Brasil, Chile e Peru. Evidencia-se a necessidade de dados sobre as causas de morte para crise atual e emergências futuras.
No artigo Bolhas de proteção locais: uma interpretação da diminuição da velocidade de disseminação do coronavírus na cidade de São Paulo, Brasil, em julho de 2020, autores apresentam estudos preliminares da dinâmica de contaminação do coronavírus em São Paulo no primeiro ano do surto pandêmico. Os resultados revelam a existência de "bolhas de proteção local" contra as infecções, ou seja, os indivíduos susceptíveis estão protegidos por uma barreira local de indivíduos imunes.
O fascículo de novembro de Cadernos de Saúde Pública, com esses e outros artigos, pode ser acessado na íntegra aqui.
Seções Relacionadas:
Cadernos de Saúde Pública
Cadernos de Saúde Pública
Nenhum comentário para: Morbidade materna, Avaliação de Impacto à Saúde e bolhas de proteção locais são destaque de novembro em CSP
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



