CSP participa de evento de 25 anos da SciELO
Por Barbara Souza
A Vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP/Fiocruz e Co-Editora Chefe de Cadernos de Saúde Pública, Luciana Dias de Lima, foi uma das palestrantes da reunião da Rede SciELO de 2023. Na mesa ‘Ciência Aberta – O que dizer ao Programa SciELO?’, realizada na tarde de ontem (26/9), a professora e pesquisadora apresentou a palestra ‘Diálogos para uma prática de comunicação científica mais democrática e coletiva’.
Luciana destacou as barreiras culturais e tecnológicas ao movimento de ciência aberta e as desigualdades entre os países do norte e do sul global devido aos elevados valores cobrados para publicação em acesso aberto por parte significativa das revistas estrangeiras. Ela abordou ainda questões relativas às práticas de comunicação científica e enfatizou que é preciso que a ciência atenda às necessidades sociais de uma forma mais satisfatória.
Na apresentação, a Co-Editora Chefe de CSP reforçou a noção de ciência aberta articulada às dimensões de impacto, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (IDEIA). Além da ciência aberta, Luciana também falou sobre as perspectivas da ciência cidadã, que fortaleça os laços com as pessoas, e da ciência responsável, que produza respostas para as necessidades sociais decorrentes das mudanças do mundo atual, tendo em vista a melhoria das condições de vida do planeta e das populações.
Realizado nos dias 25 e 26/9 em São Paulo, o encontro fez parte da semana de celebração dos 25 anos de operação regular do Programa SciELO, uma iniciativa de infraestrutura de comunicação de pesquisas em ciência aberta. Cadernos de Saúde Pública também foi um dos destaques exibidos no painel de projeção do evento.
“Na semana SciELO25 temos a oportunidade de refletir sobre a importância da Ciência Aberta para uma prática científica cada vez mais democrática, colaborativa, transparente e sustentável. Para isso, a eliminação de obstáculos editoriais, legais e econômicos, à livre circulação do conhecimento científico é aspecto fundamental. Também buscamos aprofundar o debate sobre os desafios para ampliação do alcance e impacto das coleções da Rede SciELO, garantindo diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade”, disse Luciana.
Luciana Dias de Lima acompanhada por Luciana Alves, também co-editora de CSP, e outros editores de revistas da Fiocruz e do campo da Saúde Coletiva
Nenhum comentário para: CSP participa de evento de 25 anos da SciELO
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.