Documentário 'Amazônia, a nova Minamata?' é exibido no Rio nesta sexta (29/9)
O documentário "Amazônia, a nova Minamata?", dirigido por Jorge Bodanzki, será exibido no Espaço Itaú de Cinema nesta sexta-feira (29/9), às 9h. Na sequência, haverá um debate sobre ações de impacto que possam enfrentar a contaminação mercurial na bacia do Rio Tapajós e na região amazônica.
A roda de conversa ‘Contaminação de Mercúrio e Saúde na Amazônia Hoje - Desafios e Soluções’ contará com o diretor do filme e do pesquisador da ENSP/Fiocruz Paulo Basta, que participou do filme e atuou na supervisão científica. Também estarão presentes as lideranças indígenas Alessandra Korap Munduku e Maria Leusa Kabaiwun Munduruku, além de Erik Jennings (SESAI) e Caetano Scannavino (PSA). Haverá ainda a participação da Chefe do Departamento de Gestão do Fundo Amazônia, do BNDES, Fernanda Garavini.
Lideranças Munduruku, como Alessandra Korap, percebendo que há algo errado com a saúde de seu povo, convidam médicos e pesquisadores para investigar se eles estão contaminados por mercúrio. O neurologista Erik Jennings (Secretaria de Saúde Indígena) e os pesquisadores Paulo Basta e Ana Claudia Vasconcelos (FIOCRUZ) fazem um diagnóstico em diferentes aldeias e revelam os altos índices de contaminação por este metal pesado, tradicionalmente associado à atividade garimpeira de ouro e à destruição da floresta. Mas os médicos enfrentam resistência dos garimpeiros e até do governo brasileiro para poder apresentar os resultados aos Mundurukus. O filme viaja até o Japão para recontar a história de Minamata, cuja população sofreu sequelas pela contaminação de mercúrio, causando seríssimas no sistema nervoso central, levando muitos à morte e à geração de crianças com má formação congênita. Uma mensagem de luta e esperança é enviada do Japão pelos sobreviventes de Minamata para a população amazônica. Alessandra e as lideranças Mundurukus, enfrentam as ameaças dos garimpeiros, incluindo outros indígenas, e se organizam para combater as fontes dessa contaminação, garantir a saúde de seus filhos e preservar a floresta.
PROGRAMAÇÃO
09:30 - Recepção aos convidados
10:00 - Exibição do filme Amazônia, a Nova Minamata?
11:30 – Roda de Conversa
13:00 - Almoço
15:00 - Entrevistas com a equipe e parceiros
ENDEREÇO: Praia de Botafogo, 316 - Rio de Janeiro
Seções Relacionadas:
Saúde Indígena
Saúde Indígena
Nenhum comentário para: Documentário 'Amazônia, a nova Minamata?' é exibido no Rio nesta sexta (29/9)
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



