Busca do site
menu

Fiocruz hospeda o 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica

ícone facebook
Publicado em:26/09/2022
O Projeto Integra é o resultado de uma sólida parceria entre o Conselho Nacional de Saúde, a Fiocruz e a Escola Nacional dos Farmacêuticos, contando com o apoio da OPAS e da Federação Nacional dos Farmacêuticos. Lançado formalmente em junho de 2021, o projeto dá continuidade a uma série de 10 seminários regionais promovidos em 2018, que capacitaram mais de 600 lideranças e que levaram propostas concretas ao 8o Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica ocorrido na Fiocruz em novembro de 2018, propostas que foram discutidas e aprovadas na 16a. Conferência Nacional de Saúde.


Espelhando essas realizações e com a visão de contribuir para políticas públicas que assegurem melhores condições de saúde para a população brasileira, o Projeto INTEGRA se fundamenta na necessidade de trabalhar, de maneira integrada, as políticas nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde; Assistência Farmacêutica; Vigilância em Saúde. Essas três políticas foram o resultado de grande interação com a sociedade e contribuições inestimáveis do controle social.

Em plena pandemia, o Projeto INTEGRA iniciou uma primeira fase de capacitação de lideranças de maneira virtual, passando mais recentemente, na denominada Fase 2, à realização de Encontros presenciais que incluíram mais de 1.000 participantes no Brasil inteiro. Esses Encontros foram realizados em Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio Branco, Goiânia e São Luís e se propuseram a Identificar problemas em cada região, proposição de ações imediatas e futuras, criação de redes colaborativas regionais, gerando assim ações políticas dos movimentos sociais, profissionais de saúde e gestores.

A Fase 3 foi a realização do 9º Simpósio Nacional, com a presença de convidados, gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, e estudantes. Depois de mesas de debates, os participantes se dividiram em 9 grupos temáticos, em que um expositor e debatedores se debruçaram sobre temas identificados como de elevada relevância na integração das políticas mencionadas. 

Relatórios de cada um dos grupos foram apresentados em sessão plenária e contribuíram para a elaboração da Carta do 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, com a proposta de discutir amplamente com a sociedade e com os potenciais candidatos a cargos eletivos agora em outubro. Adicionalmente, está em preparo material que vai orientar  as etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, programada para julho de 2023, vai orientar também a publicação de diretrizes, planos de governo e de planos de saúde, subsidiar audiências públicas e poderá ser utilizado em instituições acadêmicas, no que pode ser compreendida como a Fase 4 do projeto, no intuito de promover ação política e ampliar a visibilidade e apoio institucional.

Foi marcante o entusiasmo de todos os participantes do Simpósio e a aprovação por aclamação da Carta do 9o. Simpósio. O Simpósio encerrou com aplausos demorados e os participantes em pé, se abraçando comemorando o clima de harmonia e o compromisso solidário, tirando fotografias para preservar esse denominado momento histórico que todos e todas ajudaram a consolidar.

A ENSP esteve presente. A pedido do Diretor, Daniela Moulin, Chefe de Departamento do NAF e Jorge Bermudez, Ex-Diretor da ENSP e membro da Comissão Organizadora do Projeto INTEGRA representaram a direção da ENSP durante os dois dias de reunião e o NAF, Centro Colaborador da OPAS/OMS em Políticas Farmacêuticas, esteve presente em peso com a totalidade de seus integrantes.


Para Daniela Moulin, foram dois dias de intenso convívio e troca de ideias e de compromissos, completamente alinhados com a missão e atividades desenvolvidas pelo NAF. “ É com orgulho e entusiasmo que nosso Departamento se envolve nessa perspectiva”.

Para Jorge Bermudez, o Simpósio cumpriu com excelência seus objetivos, dando maior visibilidade e suporte ao Projeto INTEGRA. Ele destacou ainda o entusiasmo de todos os participantes, “nos nutrindo para prosseguir pelo caminho trilhado”.

Saiba mais:


Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz hospeda o 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica