Busca do site
menu

ENSP abre residência em Medicina de Família na segunda (4/3)

ícone facebook
Publicado em:01/03/2013
ENSP abre residência em Medicina de Família na segunda (4/3)A conferência de abertura da residência em Medicina de Família e Comunidade da ENSP, na próxima segunda-feira (4/3), enfocará o tema Saúde da família: a oportunidade de ser com os outros. O evento, que iniciará as atividades de 2013, terá palestra de Julio Wong Un, doutor em Saúde Pública pela ENSP e professor adjunto do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, ele coordena o grupo de trabalho de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A atividade será realizada no salão internacional da Escola, a partir das 13h30.

Sobre o Programa de Residência Médica em Medicina de Família

Seu objetivo é proporcionar ao médico residente condições teóricas e práticas para desempenhar as ações de promoção à saúde e de uma atenção individual dentro dos princípios e da missão da Estratégia de Saúde da Família para a atenção básica de saúde. Ele é oferecido sob a forma de especialização, destinada a médicos e caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral, com 60 horas semanais.

O programa tem dois anos de duração, com 20% de atividades teóricas e teórico-práticas e mais 80% de atividades práticas de formação em serviço. As atividades teóricas são desenvolvidas nas dependências da ENSP, sendo acompanhadas por docentes e pesquisadores.

Essas atividades são estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas expositivas, clube de revista e outras formas de ensino. Já as atividades práticas de formação são feitas em serviço, sob a supervisão de preceptores, nas equipes de saúde da família do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e na Clinica de Família Victor Valla.

Seções Relacionadas:
Ensino Sessões Científicas

Nenhum comentário para: ENSP abre residência em Medicina de Família na segunda (4/3)