Busca do site
menu

Farmácia do Hélio Fraga/ENSP distribui novo medicamento para tuberculose nacionalmente

ícone facebook
Publicado em:11/11/2021
Por Tatiane Vargas

O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, departamento da ENSP/Fiocruz referência no tratamento para tuberculose e outras micobacterioses, iniciou a distribuição nacional do novo medicamento. Um marco histórico para o SUS e para ENSP, após décadas é incorporado um medicamento muito promissor para o tratamento da tuberculose. O Serviço de Farmácia do Hélio Fraga fará a distribuição do medicamento em larga escala como rotina incorporada pelo SUS para os doentes de todo o Brasil.  

Em entrevista ao ‘Informe ENSP’, a chefe do Serviço de Farmácia do CRPHF, Aline Gerhardt, fala sobre a participação do Hélio Fraga na distribuição de medicamentos para tuberculose drogarresistente; da importância da distribuição em larga escala ter sido incorporada como rotina para o SUS, e o que isso representa para os pacientes; além de comentar sobre a distribuição recente de um novo medicamento para tuberculose, e o que isto representa para o controle da tuberculose no país.


Confira, abaixo, a entrevista na íntegra. 

Informe ENSP: Como é participação do Centro de Referência Professor Hélio Fraga na distribuição dos medicamentos para TB?

Aline Gerhardt: Historicamente a farmácia do Hélio Fraga atua na distribuição nacional de medicamentos para os casos de tuberculose drogarresistente e outras micobacterioses. Em parceria com a Coordenação Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas do Ministério da Saúde (CGDR/MS) atende 345 unidades de referência do país. 

O Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da Tuberculose (SITE-TB) permite a notificação dos casos novos e a realização da gestão de medicamentos possibilitando que os farmacêuticos das unidades de referência realizem pedidos à farmácia do Hélio Fraga após a notificação e validação de novos casos diagnosticados. Os pedidos, depois de autorizados pelos farmacêuticos do MS, chegam à farmácia do Hélio Fraga via sistema SITE-TB e assim são separados, embalados e enviados às unidades de saúde de todo o país. 

A farmácia atende mensalmente aproximadamente 100 pedidos que são encaminhados às unidades com quantitativo suficiente para 4 meses de tratamento. Apesar de possuir equipe de trabalho reduzida, os profissionais da farmácia do CRPHF estão empenhados em cumprir rigorosamente todas as etapas da logística de distribuição, respeitando a particularidade de cada unidade, visto que realizamos a distribuição num país de proporções continentais e bastante heterogêneo.

Informe ENSP: Qual a importância da distribuição em larga escala ter sido incorporada como rotina para o SUS?

Aline Gerhardt: O Ministério da Saúde desenvolve ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e estas ocorrem por meio da promoção do acesso aos medicamentos e do uso racional. Para tanto, a oferta de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) foi dividida em três grandes blocos de financiamento – Básico, Especializado e Estratégico, sendo a Tuberculose incluída no Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica.   

O Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde é a responsável pela aquisição e distribuição dos medicamentos de tuberculose aos estados. A aquisição centralizada diminui o custo dos esquemas padronizados e permite que os estados recebam os medicamentos para grandes períodos, minimizando as faltas e consequentemente as interrupções nos esquemas de tratamentos. Para os casos de tuberculose drogarresistente o fluxo de distribuição é o mesmo, a farmácia do Hélio Fraga faz a ponte entre o MS e as unidades de referência, permitindo a entrega em um curto espaço de tempo logo após o diagnóstico do caso.   

Informe ENSP: O que isso representa para os pacientes?

Aline Gerhardt: Todo esse processo logístico diferenciado significa a garantia que o paciente acometido com TB resistente tenha acesso de forma universal ao esquema de tratamento completo, de forma mais rápida e totalmente de graça, sem custos, respeitando dessa forma os princípios básicos do SUS. Esta é mais uma das mais variadas ações na saúde coletiva também desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, demonstrando seu compromisso com a sociedade brasileira e na promoção ao direito à saúde para todos!

Informe ENSP: Recentemente a farmácia do Hélio Fraga iniciou a distribuição de um novo medicamento para tuberculose, o que isto representa para o controle da tuberculose no país?

Aline Gerhardt: A Bedaquilina sem sombra de dúvidas foi uma grande conquista para o SUS, este é o primeiro remédio desenvolvido contra a tuberculose em mais de 40 anos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 2020 a incorporação do medicamento Sirturo® (Bedaquilina), indicado para o tratamento combinado da tuberculose pulmonar causada por Mycobacterium tuberculosis resistente à múltiplas drogas.

Os casos de tuberculose multirresistente são de difícil tratamento, pois exigem maior tempo de tratamento (18 a 24 meses), uso concomitante diário de aproximadamente 20 medicamentos, injeções diárias e efeitos colaterais severos, estando associados a maiores taxas de abandono e mortalidade.

A aprovação da Bedaquilina surge como uma opção no tratamento de uma condição grave e de alta mortalidade e também seguindo uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que a Bedaquilina seja utilizada como parte central no tratamento 100 % oral, substituindo as drogas injetáveis e com período mais curto de tratamento. Sem sombra de dúvidas representando um marco histórico no enfrentamento da tuberculose no Brasil, tornando, através da nossa distribuição, que este medicamento esteja acessível e totalmente gratuito a todo paciente portador de tuberculose resistente no país. 

Seções Relacionadas:
Entrevistas

Nenhum comentário para: Farmácia do Hélio Fraga/ENSP distribui novo medicamento para tuberculose nacionalmente