Busca do site
menu

Celia Landmann fala ao ‘Cadernos’ sobre a ConVid - Pesquisa de Comportamentos

ícone facebook
Publicado em:08/04/2021
Mais um episódio de Entrevista com Autores, produzida por Cadernos de Saúde Pública (CSP), disponível no canal da ENSP no YouTube, aborda a pesquisa que investigou as mudanças nos estilos de vida e nas condições de saúde durante a primeira onda da pandemia de Covid-19. A ConVid - Pesquisa de Comportamentos foi realizada no Brasil, de 24 de abril a 24 de maio de 2020, sob a coordenação da pesquisadora titular da Fiocruz, Celia Landmann Szwarcwald, entrevistada pela editora chefe de CSP, Marília Sá Carvalho. Confira! 

Segundo Celia, durante o período, a pesquisa relatou uma piora na percepção do estado de saúde para cerca de 30% dos entrevistados. “Observamos um conjunto de fatores em pessoas que testaram positivo para Covid-19 ou que tinham sintomas da doença, mas também problemas de ordem emocional. Mais de 50% demonstraram sentimentos de ansiedade e depressão. Também verificamos casos de aumento de comportamento não saudável, como aumento de uso de bebida alcoólica, cigarro, alimentos ultraprocessados, redução de atividade física, sedentarismo; além de dificuldades financeiras, aumento da pobreza, insegurança alimentar e perda de emprego.

A ConVid - Pesquisa de Comportamentos resultou em quatro artigos científicos publicados no Espaço Temático do fascículo de março de CSP:

1 - ConVid - Pesquisa de Comportamentos pela Internet durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: concepção e metodologia de aplicação: https://bit.ly/3wjripC?

2 - Fatores que afetam a autopercepção de saúde dos brasileiros durante a pandemia da COVID-19: https://bit.ly/3rKsgaG?

3 - Associação das condições sociais e econômicas com a incidência dos problemas com o sono durante a pandemia de COVID-19: https://bit.ly/3fEcRqh?

4 - COVID-19, vulnerabilidade social e saúde mental das populações LGBTQIA+: https://bit.ly/39yzh8o?

Acompanhe CSP:


Fonte: Canal You Tube ENSP

Nenhum comentário para: Celia Landmann fala ao ‘Cadernos’ sobre a ConVid - Pesquisa de Comportamentos