Busca do site
menu

ENSP celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência promovendo grande evento

ícone facebook
Publicado em:20/09/2022

Por Tatiane Vargas

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá um amplo debate com a participação de pessoas com deficiência e seus familiares. Três grandes eixos temáticos nortearão os debates: ensino e diversidade funcional; o bem estar da pessoa com deficiência no território de Manguinhos; e a pobreza e seus efeitos. Na ocasião será lançada a Cartilha de Direitos e de Saúde Sexual da Pessoa com Deficiência e serão exibidos vídeos com relatos de vivências de pessoas com deficiência e de pessoas que atuam na emancipação das mesmas.

Além disso, haverá uma breve apresentação da parceria entre a ENSP e o IFF, através da Rede Banco de Leite Humano, para a promoção do aleitamento materno inclusivo. Durante todo o evento os equipamentos do Laboratório de Acessibilidade da Coordenação de Educação à Distância da Escola estarão disponíveis para conhecimento e uso. O evento acontecerá na sala 410 do prédio da ENSP e será transmitido, ao vivo, pelo canal da Escola no Youtube. Haverá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Participe!

Para Laís Costa Silveira, pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, mãe de criança com deficiência intelectual, e uma das organizadoras do evento, a atividade representa uma exaltação ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência reconhecendo este extrato populacional como extremamente heterogêneo e que tem seus direitos humanos mais básicos desrespeitados, em função de um processo de estigmatização quem vem levando a uma histórica exclusão social.

“Aproveitamos esse dia para fazer um amplo evento, que não será um debate científico tradicional, pois já temos aprendido com a literatura. No dia 21 de setembro a proposta é promover a escuta dessa população quem tem sido invisibilizado pela literatura. Pessoas essas que mais tem seus direitos violados e que mais se deparam com barreiras no acesso aos serviços de saúde e acabam encontrando a qualidade ainda precária desse cuidado, além de serem aquelas com os piores indicadores de morbimortalidade.”, reforçou Laís. 

O evento terá início às 8 horas com café da manhã e boas-vindas. A partir das 8h30, começa a cerimônia de abertura com a participação da Gestora do Grupo Especiais da Maré, Antonia Maria Souza Pirangi, mulher com deficiência física; do Diretor da ENSP/Fiocruz, Marco Menezes; da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD-Rio), Helena Werneck; da representante do Conselho Gestor do Comitê Fiocruz pela Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência, Sonia Gertner. 

O primeiro eixo temático Ensino, diversidade funcional e tecnologias assistivas: aprendizado e porvir será debatido às 9 horas. Com mediação do coordenador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP), Marcos Besserman, a mesa contará com a participação de Matheus Oliveira, estudante de medicina na UFRJ, homem surdo; Tatiane Nunes, representante da equipe de tecnologias educacionais da CDEAD/ENSP; Fabiana Barreto, psicóloga, mulher com deficiência visual; e Flávia Cortinovis, assessora da SMPD-Rio, familiar de pessoa com deficiência intelectual. 

Manguinhos: saúde e bem-estar da pessoa com deficiência será o tema do segundo eixo temático em debate, a partir das 10 horas. A mesa será mediada pela pesquisadora do Daps/ENSP; mãe de dois adultos com deficiência intelectual, Maria Helena Mendonça, e contará com a participação de Antonia Maria Souza Pirangi, gestora do Grupo Especiais da Maré; mulher com deficiência física; Alusca Cristina, fundadora e gestora do Grupo Especiais da Maré, mãe de adolescente com paralisia cerebral; Fátima Rocha, Vice-Diretora de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública da ENSP; Iris Lordello, chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria; e Roberta Argento Goldstein, coordenadora da Rede PMA-APS, da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz.

O terceiro e último eixo temático A precarização socioeconômica e seus efeitos díspares: O que nos cabe fazer? será debatido a partir das 11 horas, com mediação de Cinthya Freitas, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef-Rio); mulher com deficiência visual. A mesa contará com a participação de Cláudia Araújo, membro da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB; Norma Souza, fundadora do Projeto Marias, neuropsicopedagoga, mãe de pessoa com deficiência; Fernanda Honorato, primeira repórter com síndrome de Down do Brasil; e Luciana Novaes, ex-vereadora do Município do Rio de Janeiro. 

Finalizando a atividade haverá a apresentação da parceira entre a ENSP e a Rede Banco de Leite Humano (IFF/Fiocruz), para a promoção do aleitamento materno inclusivo, com a participação de João Aprígio, coordenador da Rede Banco de Leite Humano (rBLH); Fátima Rocha, Vice-Diretora de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública da ENSP; e Laís Silveira Costa, pesquisadora do Daps/ENSP; mãe de criança com deficiência intelectual. As 12h20 será lançada a Cartilha de Direitos e de Saúde Sexual

Ao longo do evento serão exibidos vídeos com relatos de vivências de pessoas com deficiência e de pessoas que atuam na emancipação das mesmas, relacionados com os temas abordados nas mesas. Na ocasião Vitor Miranda, adolescente negro, com deficiência visual, e bolsista Pibic da ENSP, lerá os trechos iniciais do Guia de Acessibilidade na Comunicação, em braile, que foi produzido na Escola. Além disso, os equipamentos do Laboratório de Acessibilidade da Coordenação de Educação à Distância da Escola estarão disponíveis para conhecimento e uso.


A atividade é realizada pela ENSP em parceria com a Rede PMA da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, a SMPD-Rio e a ONG Acolhe, Direitos Acessibilidade e Saúde, com apoio do Comitê Fiocruz pela Inclusão e Acessibilidade da PCD. 

Confira, abaixo, a programação completa.




Nenhum comentário para: ENSP celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência promovendo grande evento