Busca do site
menu

Fatores associados a ganho de peso gestacional de adolescentes brasileiras é tema de artigo da ENSP

ícone facebook
Publicado em:27/06/2022
A gravidez durante a adolescência é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Entre os motivos que justificam essa afirmação estão as possíveis repercussões negativas para a saúde materna e infantil, como a ocorrência de anemia, pré-eclâmpsia, hemorragia pós -parto e outros desfechos clínicos adversos. As principais causas de mortalidade entre meninas de 15 a 19 anos estão relacionadas às condições gestacionais e de parto. Um artigo baseado em estudo de base hospitalar e abrangência nacional realizado a partir dos dados da pesquisa Nascer no Brasil: Pesquisa Nacional sobre Parto e Nascimento, conduzida entre fevereiro de 2011 e outubro de 2012, objetiva avaliar a adequação do ganho de peso gestacional total (GPT) segundo características maternas de adolescentes brasileiras. As pesquisadoras responsáveis são: Samira Fernandes Morais dos Santos, Ana Carolina Carioca da Costa, Roberta Gabriela Pimenta da Silva Araújo, Laís Araújo Tavares Silva, Silvana Granado Nogueira da Gama e Vania de Matos Fonseca.

Somam-se às repercussões os possíveis impactos sociais e econômicos decorrentes da dificuldade de retomada aos estudos após o parto, diminuindo as chances de inserção no mercado de trabalho e ascensão social. 

Foram incluídas 3.904 adolescentes com gestação de feto único e idade gestacional (IG) ao nascimento > 37 semanas. A maioria era não branca (72,4%), vivia com o companheiro (68,0%), não exercia trabalho remunerado (87,9%) e pertencia à classe econômica “C” (54,5%). Residir nas regiões Norte e Nordeste aumentou as chances de as adolescentes apresentarem GPT insuficiente,  que está associado a resultados gestacionais desfavoráveis à saúde da mãe e do lactente, com repercussões a curto e longo prazos. As autoras explicam que esse resultado pode ser explicado ao se considerar as desigualdades sociais existentes no país, sendo Norte e Nordeste as regiões que apresentam piores condições de renda e trabalho. Exercer trabalho remunerado esteve associado a maior chance de GPT excessivo e insuficiente. As variáveis cor da pele, número de pessoas por cômodo da casa, chefe da família, classe econômica, trabalho remunerado e região do país mostraram-se associadas ao desfecho. 

Além disso, o sobrepeso ou obesidade pré-gestacional e IG ? 42 semanas ampliaram as chances de GPT excessivo. de acordo com o artigo, quanto aos hábitos maternos, a maioria (85,4%) relatou não ter ingerido bebidas alcoólicas durante a gestação. Houve suspeita de uso inadequado de álcool para 8,4% das adolescentes. Observou-se que a maioria das adolescentes com suspeita de uso inadequado de álcool (46,1%) apresentaram ganho de peso insuficiente, em comparação às que não apresentaram essa suspeita (31,0%) ou que não ingeriram bebidas alcoólicas (36,6%). 


Segundo o artigo, fazem-se necessários esforços para um maior entendimento sobre o GPT nessa população, principalmente nos países da América Latina e do Caribe , que possuem a segunda maior taxa mundial de recém-nascidos por mães adolescentes. Por isso, o estudo visa avaliar a adequação do GPT segundo características maternas de adolescentes brasileiras. 

Os resultados da pesquisa reforçam a necessidade de a assistência nutricional às gestantes adolescentes ser oferecida de modo individualizado, considerando região de residência, estilo de vida e seu estado nutricional prévio à gestação. “Para além da prática clínica, os achados levam a refletir sobre a relevância das políticas públicas brasileiras serem formuladas de modo a reduzir as iniquidades sociais existentes no país, que refletem negativamente na saúde de populações vulneráveis, incluindo-se aqui as gestantes adolescentes, e consequentemente na saúde materno infantil”, dizem as pesquisadoras. 

A versão final da base de dados que constituíram os resultados apresentados podem ser acessados no link: https://doi.org/10.48331/scielodata. IL6KOL


O artigo pode ser acessado na íntegra aqui.


Acesse os demais artigos da revista Ciência & Saúde Coletiva aqui.


Foto: Abrasco

Fonte: Artigo
Seções Relacionadas:
Artigos Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Fatores associados a ganho de peso gestacional de adolescentes brasileiras é tema de artigo da ENSP