Busca do site
menu

Webinário do 2° Simpósio Brasileiro de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador será nesta terça-feira (21/6)

ícone facebook
Publicado em:20/06/2022
Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o 2º Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de 2022 terá  três webinários. Em 21 de junho, às 16 horas, o tema será Saúde do Trabalhador como Direito Humano: cenários do mundo do trabalho diante da nova questão social e os modelos de desenvolvimento, com transmissão pelo Canal da Abrasco no YouTube. Construído a partir de uma articulação transversal aos grupos sociais relacionados à Saúde do Trabalhador, os objetivos do Simpósio incluem elaborar contribuições teóricas, conhecimentos práticos, trocas de informações, reconfigurações de grupos de serviços, extensão, pesquisa e ensino, possibilitando constituir novas experiências. A iniciativa do Simbrastt é do Grupo Temático de Saúde do Trabalhador da Abrasco (GT ST –  Abrasco), coordenado pela pesquisadora do Cesteh/ENSP, Cristina Strausz, respaldado por acúmulo dos últimos 40 anos de mobilização da classe trabalhadora por direitos e democracia. Segundo ela, o encontro coloca em destaque as lutas por saúde desenvolvidas por movimentos sindicais e sociais, além de considerar que, nesse período, foram incorporadas políticas públicas e ações de serviços de saúde no SUS com a organização de serviços de Saúde do Trabalhador, com destaque para os 20 anos da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador  (Renast) e 10 anos da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSTT).

“Propõe-se que o 2º Simbrastt produza recomendações capazes de influenciar o debate ampliado de toda a sociedade sobre as lutas pelo trabalho digno, trabalho como direito humano e pela saúde no Brasil”, explicou Stausz.

O 2º Simbrastt precederá o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que ocorrerá de 19 e 20 de novembro. O Simpósio pretende  aprofundar a reflexão sobre o ensino, pesquisa e relações interinstitucionais entre Universidades, Previdência Social, Saúde, Educação, Ministério Público do Trabalho e órgãos financiadores de pesquisa, entre outros. Também pretende desenvolver conceitos e abordagens técnico-científicas e operacionais no campo da Saúde do Trabalhador no Brasil, apontando possibilidades de reorganização da área no interior da Abrasco bem como buscar parcerias que se contraponham ao desmonte dos direitos e das instituições decorrente da ação fascista contra a sociedade. Além disso, serão desenvolvidas teses e propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde e para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Com o tema central aúde do Trabalhador como Direito Humano, o 2º Simbrastt é organizado a partir dos temas de múltipla interação matricial entre saúde, setores econômicos, representações de trabalhadores, movimentos sociais, entrelaçados com diferentes áreas de conhecimento, incluindo políticas e práticas e os demais Grupos de Temáticos da Abrasco. Os subtemas serão trabalhados em três webinários:

21 de junho - Saúde do Trabalhador como Direito Humano: cenários do mundo do trabalho diante da nova questão social e os modelos de desenvolvimento;

8 de julho - Saúde do Trabalhador como Direito Humano: novos modelos de atenção partindo de princípios da solidariedade/ novos atores/movimentos sociais;

29 de setembro - A determinação social da Saúde do Trabalhador: adoecimento, vulnerabilização, racismo estrutural/multidimensional.

Neste 1º webinário, participarão dois representantes históricos da Saúde Coletiva latino-americana: Oscar Feo, da Venezuela, e Maurício Tovar, da Colômbia.



Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Webinário do 2° Simpósio Brasileiro de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador será nesta terça-feira (21/6)