Busca do site
menu

Ceensp debate promoção da equidade racial e saúde da população negra nesta quarta-feira (25/5)

ícone facebook
Publicado em:24/05/2022
O próximo Centro de Estudos da ENSP debaterá nesta quarta-feira, 25 de maio, a promoção da equidade racial e a saúde da população negra. A atividade vai discutir a busca do protagonismo na agenda acadêmica como estratégia transformadora no enfrentamento ao racismo. O Ceensp será transmitido ao vivo, às 14 horas, pelo canal da ENSP no Youtube e contará com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O objetivo do debate é compartilhar o conhecimento sobre a temática da saúde da população negra com a comunidade acadêmica, a partir de elaborações, resultados e análises de estudos recentes, que têm como agenda central o racismo e a saúde em diversas dimensões, aliado à mobilização em prol da Atenção à Saúde da População Negra para o enfrentamento do racismo no setor saúde. 

“Os estudos que serão apresentados neste Ceensp são de relevância para a contribuição da reversão do quadro de apagamento do tema nos espaços acadêmicos. Eles foram conduzidos por mulheres negras egressas da pós-graduação da ENSP, organizadas no profícuo aquilombamento acadêmico. Nossos passos vêm de longe, como parte de um movimento maior que está contribuindo para o enfrentamento e denúncia do racismo em diversas expressões”, destacou a coordenadora do Ceensp, Roberta Gondim. 

As palestrantes do Ceensp serão as egressas da ENSP, Ana Paula Cunha, apresentando o estudo “Mortalidade por HIV/AIDS em tendência de queda no Brasil, para quem? Não para negras e negros”, e Mayra da Cruz Honorato, falando sobre “Corpo preto e suas relações: raça, território e saúde mental”. Além de Márcia Mirandela, representando a Prefeitura do Rio de Janeiro, tematizando “O racismo e as relações étnico-raciais em cursos de Pós-Graduação em Saúde Coletiva: um olhar sobre a oferta curricular”. A coordenação do Centro de Estudos é da pesquisadora da ENSP, Roberta Gondim. A pesquisadora da UFRJ, Rita Helena Borret será a moderadora e Michele Seixas, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), será a debatedora. 

Racismo e Saúde

A relação entre racismo e as precarizadas condições de vida e de saúde das populações negras e indígenas no Brasil remonta às bases fundacionais de constituição da nação brasileira, de base colonial, cuja definição de lugar social é racialmente definida, explicou a coordenadora da atividade. 

“Esse debate é historicamente invisibilizado nos diversos espaços sociais, de maneira interessada, pois responde à estratégia de manutenção da matriz de expropriação e acumulação imposta a partir da subalternização de povos”, advertiu ela.

Segundo Roberta Gondim, os espaços de produção e reprodução de conhecimento não são exceções. “Essa discussão precisa ser feita nos termos da construção do saber como parte da transformação social. O enfrentamento ao racismo no setor saúde, pauta antiga e permanente, sobretudo dos movimentos de mulheres negras e dos movimentos negros, tem um importante marco com a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), cuja sinergia com o debate acadêmico precisa ser feita”. 

+ Acesse o canal da ENSP no Youtube e assista ao vivo




Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Ensino Vídeos

Nenhum comentário para: Ceensp debate promoção da equidade racial e saúde da população negra nesta quarta-feira (25/5)