Busca do site
menu

Participe da Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) da ENSP

ícone facebook
Publicado em:13/05/2022

No dia 16/05, às 9h, na sala 410, acontecerá a abertura da trigésima Reunião Anual de Iniciação Científica da Escola (RAIC). O evento é determinado pelo CNPq e realizado pelas instituições que se incluem no Programa de Iniciação Científica e no Programa de Iniciação Tecnológica, e que recebem cotas de bolsas Pibic ou Pibiti. O encontro anual é organizado com a finalidade de acompanhar o progresso dos bolsistas e avaliar o seu rendimento, sendo uma atividade obrigatória daqueles Programas.

“Esse evento é muito importante porque reúne todos os alunos  e se configura como um espaço de troca de experiências. Esse ano, contaremos com dois egressos do Pibic da ENSP e que, hoje, são mestrandos do Programa de Saúde Pública da Escola. Um incentivo para a continuidade acadêmica dos nossos jovens. O evento também se configura como a primeira atividade presencial dos alunos após a fase mais crítica da pandemia”, afirma a coordenadora do Pibic/ENSP e pesquisadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Patrícia Constantino.

A RAIC começará com uma roda de conversa com o IC Manguinhos, entre 9h e 10h.


Confira abaixo a programação completa:

10h – 12h - Abertura RAIC /ENSP

10h às 10h15 – Coordenação PIBIC/PIBITI e Coordenação de Pesquisa

10h15 às 10h45  – Pedro Henrique Sampaio Lopes
Egresso do PIBIC - Projeto Prevenção ao Suicídio na Infância e Adolescência
Mestrando do Programa de Saúde Pública da ENSP

10h45 às 11h15  – Camila Athayde
Egressa do PIBIC – Projeto Impactos da Violência Armada na Saúde Física e Mental de Moradores e Trabalhadores da Saúde de Manguinhos
Mestranda do Programa de Saúde Pública da ENSP

11h15 às 11h45  – debate
11h45 às 12h – encerramento

Mais sobre a RAIC

Na Fiocruz, por decisão da Câmara Técnica de Pesquisa, as RAICs são descentralizadas sendo realizadas de maneira independente nas Unidades Científicas e Tecnológicas, a partir do Regulamento anualmente publicado, a partir de um calendário pactuado em conjunto, e divulgado pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas. Atividades centralizadas e coletivas, como abertura e encerramento, são também programadas pela Fiocruz.

Na ENSP, a RAIC é realizada através de uma programação que inclui apresentação dos trabalhos na modalidade oral para bancas constituídas por três avaliadores, sendo: um pesquisador Doutor da ENSP, um pesquisador Doutor externo à ENSP, e um aluno de doutorado da ENSP. As avaliações das apresentações, bem como dos relatórios e demais documentos apresentados pelos bolsistas, é feita em sistema eletrônico próprio e sigiloso, sendo depois encaminhados ao CNPq, desta forma ficam disponíveis para a avaliação ao final do período de concessão da bolsa, justificando sua aprovação e eventual renovação.

A participação dos bolsistas que recebem pelas cotas institucionais dos programas PIBIC e PIBITI é obrigatória, sendo facultativa para outros bolsistas de IC tais como os de balcão, para os do Programa de Estágio Curricular e para outros. A não participação em um mínimo de atividades da RAIC, ou a ausência de apresentação oral, leva ao cancelamento automático da bolsa.




Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Participe da Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) da ENSP