Busca do site
menu

Inscrições abertas para curso sobre tratamento de água e efluentes

ícone facebook
Publicado em:13/05/2022

Estão abertas as inscrições para o Curso de Tratamento de Água e Efluentes 2022. Seu objetivo é mostrar a função e o detalhamento de cada tecnologia que possa ser utilizada no tratamento de água e esgotos, assim como os desafios na escolha e implantação dessas tecnologias. Os interessados devem se inscrever na Plataforma Sigals Fiocruz, até 17 de junho. Acesse o edital

Água e Esgoto no Brasil

O tratamento de água e de esgotos são ainda dois desafios brasileiros. Enquanto a água já é distribuída para 95% da população, somente 30% dos esgotos gerados são tratados. Esta matemática é difícil de ser fechada, uma vez que esses esgotos são despejados diretamente nos mananciais que são utilizados para abastecimento público. Em paralelo a isso, as tecnologias antes utilizadas para o tratamento de água para fins industriais podem ser hoje utilizadas no tratamento de água e esgotos, mas o uso ou não dessas técnicas ainda é pautado nas questões econômicas ao invés da observação ambiental e na saúde das populações.

Vale destacar que somente enfrentando este desafio será possível atingir a meta da agenda 2030 em relação ao objetivo para o desenvolvimento sustentável (ODS) número 6, que consiste em “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”.

O curso Tratamento de Água e Efluentes 2022 vai apresentar algumas das alternativas tecnológicas mais adotadas para o tratamento de água e de esgotos. Os processos físico-químicos como floculação, membranas e carvão ativado, oxidativos avançados como UV/peróxido, Fenton e biológico como Lagoas, Lodos Ativados e Reatores Anaeróbios serão abordados neste curso. Algumas alternativas avançadas e combinadas também serão discutidas.

O curso é coordenado pelos pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, Jaime Lopes da Mota Oliveira e Débora Cynamom Kligerman. 

Acesse o edital e saiba mais sobre o curso e o processo seletivo



Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Inscrições abertas para curso sobre tratamento de água e efluentes