Busca do site
menu

Representante do Sinte/SC fala sobre as perdas dos professores nos últimos anos de pandemia

ícone facebook
Publicado em:24/01/2022
Perdas e cortes. Essas palavras permearam o ano de 2021 dos professores em todo o Brasil. O segundo ano de pandemia evidenciou ainda mais o descaso com essa classe trabalhadora. Vários caminhos foram traçados por sindicatos e instituições para proteger esses trabalhadores e trabalhadoras do sucateamento da classe. Ensino remoto sem plataformas eficientes, retorno às aulas sem vacinação das crianças, dentre outros, foram ainda mais agravantes na vida desses profissionais. 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por intermédio do projeto da Rede de Informações e Comunicação sobre a exposição ao Sars-CoV-2 em trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, conversou com especialistas em assuntos educacionais, consultores e funcionários do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), Evandro Accadrolli, que falou, do ponto de vista dos trabalhadores, como algumas decisões afetaram os professores. Confira os principais pontos da entrevista abaixo:  

Perdas e cortes em relação à pandemia

Segundo Evandro, houve aumento da carga de trabalho, da pressão psicológica e maior exigência com as burocracias durante pandemia. “O Sinte/SC pressionou o governo para garantir melhores condições de trabalho. O sindicato também dialogou com os professores sobre como lidar com essas situações, como os casos em que os professores foram convocados para trabalhar presencialmente durante a pandemia, além de muitos casos de contaminação por conta do trabalho presencial. O sindicato fez uma campanha de orientação a respeito de como enquadrar a contaminação de Covid-19 na CAT, nas Cartas de Acidente de Trabalho, para considerar contaminação por Covid-19 dentro da escola como acidente de trabalho”, explicou. 
 
A saúde dos professores e professoras 

Uma das preocupações do sindicato, segundo o presidente, foi fazer com que esses trabalhadores estivessem bem informados, promovendo a realização de lives, e escutar as reclamações e dificuldades enfrentadas por eles durante esse processo. Outra ação importante salientada por Evandro foi uma pesquisa sobre saúde dos professores na pandemia. “A pesquisa levantou muitas informações, inclusive dando argumento e sustentando as posições do sindicato frente ao governo”, ressaltou. 
Além disso, o  Sinte/SC fez uma grande cobrança para garantir a vacinação considerando como grupo prioritário os trabalhadores e trabalhadoras de Educação, chegando a paralisar as atividades, o que garantiu que a Educação fosse um dos primeiros grupos imunizados, fruto da luta do sindicato.

Além dos pontos abordados, uma das principais queixas apresentadas e salientadas por Evandro foi a estratégia do governo em realizar a Reforma da Previdência no momento da pandemia e a PEC 32, que altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos, além da implementação do novo ensino médio. 

“O governo do Estado impôs uma Reforma da Previdência se aproveitando do período da pandemia e da dificuldade do sindicato em mobilizar a categoria para fazer pressão sobre a Assembleia Legislativa e acabou impondo uma sobretaxa ou retirando aquilo que já era direito dos trabalhadores, isto é, a não cobrança da parcela dos trabalhadores, principalmente dos que têm baixos salários de um a seis salários mínimos na Previdência. 
Essa é uma informação importante, e a sociedade precisa compreender como o governo está sendo cruel com os mais necessitados, não com os privilegiados. Eles fazem um discurso de combater privilégios e castigam os que menos ganham, os mais espoliados.
A segunda questão é em relação à própria PEC 32, que é a mudança proposta pelo governo federal de alterar o serviço público retirando direitos, principalmente as regras de ingresso no concurso público, as regras de equidade e, principalmente, as regras de melhoramento nas carreiras. 
Outra questão específica sobre Educação é o projeto de municipalização de escolas, que vem sendo feito pelo governador Moisés, no qual unidades escolares que eram administradas pelo governo estadual são entregues para escolas, reduzindo, assim, a qualidade na Educação, visto que os municípios já passam dificuldades para manter a educação pública que lhe é de responsabilidade, por exemplo, as inúmeras cidades que têm falta de vagas na Educação Infantil. Mais um ataque preocupante é a implementação do novo ensino médio, que começa a valer no próximo ano e altera a grade curricular das escolas, excluindo da Rede Pública disciplinas importantes para o conhecimento de todos os estudantes.
Outro dado alarmante é o adoecimento da categoria da Educação Pública Eestadual, que foi revelado após uma pesquisa de Saúde Docente realizada pelo Sinte/SC. Nessa pesquisa, verificamos que os professores e professoras estão indo trabalhar doentes, muitos deles para não atrasar o conteúdo das matérias. Verificamos, na pesquisa, que a pandemia gerou sobrecarga de trabalho, aumentando o tempo de dedicação fora do horário do expediente para dar conta das demandas. E o estado de Santa Catarina teve altos índices de contaminação na educação. Em resumo: é uma categoria que trabalha mais tempo do que recebe, é uma categoria que recebe muita pressão, que adoece por conta do aumento da carga de trabalho e da pressão também e vai trabalhar doente para não atrasar o conteúdo dos estudantes”, finalizou. 

O retorno às aulas

Além de toda a jornada de aulas on-line, os professores também tiveram que lidar com o retorno presencial, iniciado no ano de 2021. Pesquisas apontam que esse contato contribuiu para o aumento de profissionais afastados por conta do número crescente de casos de Covid-19. Agora, estamos no início do retorno escolar e da vacinação infantil. No ano passado, epidemiologistas da ENSP, por meio da Nota Técnica da Fiocruz, reafirmaram a “importância da vacinação contra a Covid-19 em crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O documento divulgado pela instituição destaca a imunização como uma ação de “grande relevância em saúde pública” pela possibilidade de mitigação de formas graves e óbitos pela Covid-19 nessa faixa etária; pela colaboração na redução da transmissibilidade da doença; e pela possibilidade de ser uma das mais importantes estratégias para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais”. Porém, na mesma Nota, o pesquisador da ENSP André Perissé destacou que a variante Ômicron é reconhecida pela grande transmissibilidade, mas a resposta da vacina tem sido positiva. Para ele, porém, as festas de final de ano eram um indicador do que estava por vir, principalmente em relação às aulas presenciais. 





Nenhum comentário para: Representante do Sinte/SC fala sobre as perdas dos professores nos últimos anos de pandemia