Busca do site
menu

ENSP lamenta o falecimento de Renato Bonfatti

ícone facebook
Publicado em:14/01/2022

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) comunica, com pesar, o falecimento, na noite de quinta-feira, 13 de janeiro, do pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Renato José Bonfatti. Grande nome da área de Saúde do Trabalhador, o pesquisador e professor, foi coordenador de Saúde do Trabalhador da Coordenação da Gestão de Pessoas da Fiocruz, entre os anos de 2007 e 2008, e colaborou imensamente para fortalecer a área na instituição. O sepultamento ocorrerá no sábado, 15 de janeiro, às 10h30, no Crematório da Penitência (Caju). O velório começará às 8h, na capela 5.

A coordenação do Cesteh/ENSP, departamento de origem do pesquisador, lamenta profundamente a perda de Bonfatti. Em nome da coordenação e dos amigos do Cesteh, a pesquisadora Fátima Moreira, ressaltou "Uma perda muito triste. Renato era muito querido, amigo, conciliador e muito afetuoso. Certamente deixará um enorme vazio em todos que, de alguma forma, compartilharam momentos de vida e trabalho com ele". 

Muito querido por todos os colegas de trabalho e alunos, a perda de Bonfatti deixa toda a ENSP consternada. Abaixo, alguns depoimentos de colegas e alunos, sobre a perda do pesquisador. 

"Recebi com muita tristeza essa notícia. Ao querido Bonfatti, só gratidão, por sua disponibilidade, atenção, e compromisso na orientação/formação durante mestrado e doutorado. Descanse em paz". Doutora pelo Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP, orientada por Bonfatti, Scheila Alves Nunes. 

Bonfatti, Médico e filósofo. Trabalhamos juntos em algumas orientações, mas foi no Projeto Quebradeiras que sua participação foi primordial, tanto para as quebradeiras, como para o grupo de pesquisa. Amoroso, calmo, coerente e sábio. Um exemplo a ser seguido na Saúde do Trabalhador e na vida". Liliane Teixeira, pesquisadora do Cesteh/ENSP. 

Renato e os alunos da disciplina Ergonomia do Trabalho, turma de 2019. 

Sobre Renato José Bonfatti:

Servidor da Fiocruz desde os anos 2000, Bonfatti era graduado em medicina e filosofia, talvez, por isso, seu jeito tão doce e amável com todos a sua volta. Com vasta experiência na área de Saúde do Trabalhador e Medicina de Reabilitação, atuava, principalmente, nos temas: saúde do trabalhador e ergonomia. Participou de inúmeros eventos, levando importantes contribuições para a área de Saúde do Trabalhador no país. Dezenas de alunos contaram com sua orientação em cursos de especialização, mestrado e doutorado na ENSP e em outras instituições de ensino. O pesquisador deixa extensa bibliografia na área, além de enormes contribuições em projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Projeto Fiocruz Saudável. 

Acesse aqui o currículo lattes do pesquisador. 

Veja, também, o vídeo de Bonfatti e Paulo Silva, cantando "Salve Jorge"

*Crédito foto de capa: https://www.researchgate.net/profile/Renato-Bonfatti

Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: ENSP lamenta o falecimento de Renato Bonfatti