Busca do site
menu

Aulas presenciais da ENSP vão retornar em janeiro de 2022

ícone facebook
Publicado em:09/12/2021
Por Danielle Monteiro

Em breve, as salas de aula da ENSP estarão novamente abertas para receber seus alunos. O Conselho Deliberativo da Escola, recentemente, acolheu o plano de ação para o retorno das aulas presenciais dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu a partir de janeiro de 2022. A medida atende à ação civil pública do Ministério Público Federal, que cobra o retorno às aulas presenciais em instituições de ensino básico e superior diante do avanço da vacinação no país.

Decorridos 20 meses do início da pandemia, a ENSP atualiza seu plano de convivência no momento em que a situação epidemiológica é considerada de baixo risco pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, segundo o painel Rio Covid-19. O planejamento de retomada das atividades presenciais segue as diretrizes do Plano de Convivência da ENSP para o retorno gradual e seguro. O plano será atualizado regularmente de acordo com mudanças no quadro epidemiológico e avanços no conhecimento científico no que diz respeito à Covid-19. O documento estará vigente enquanto durar o decreto de emergência nacional. Segundo a vice-diretora de Ensino da ENSP, Enirtes Caetano, o coordenador-geral da Pós-Graduação Stricto Sensu, Reinaldo Souza Santos, e o coordenador-geral da Pós-Graduação Lato Sensu e de Qualificação Profissional em Saúde da Escola, Gideon Borges, diferentes setores da ENSP foram envolvidos de forma a garantir condições de retorno em acordo com os elementos norteadores do plano.

Além disso, segundo eles, o retorno das atividades presenciais será realizado de forma flexível, respeitando as particularidades de cada Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu e atendendo a condições estruturais dos prédios sob gestão da ENSP, incluindo salas destinadas às atividades de aula e respectivas medidas de segurança do ambiente e das pessoas.  

Quais cursos e turmas voltarão a ter aulas presenciais?


O retorno presencial, por enquanto, será para alunos de turmas com início no próximo ano (lato e stricto sensu). As chamadas públicas para o processo seletivo dos cursos de 2022 foram adequadas para a realidade do retorno às aulas presenciais, e, sendo assim, os candidatos que se tornarem alunos já estão cientes da nova medida. 

Porém, os estudantes de turmas de anos anteriores que tenham necessidade de cursar alguma disciplina presencial no próximo ano também poderão voltar às salas de aula. 

Durante a fase de adaptação, as disciplinas serão oferecidas de acordo com as seguintes modalidades:       
 
1)        Integralmente presenciais para turmas cuja capacidade possa ser contemplada pela estrutura física das salas e espaços disponíveis, respeitando o distanciamento (1,5m).

2)        Aulas presenciais e aulas remotas síncronas, com disponibilização de material gravado para aula assíncrona.

3)        Excepcionalmente disciplinas com grande número de alunos poderão se manter remotas no primeiro semestre, fazendo uso de diferentes recursos, como aulas síncronas, assíncronas e uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

4)        Aulas presenciais com transmissão on-line para alunos em situação remota.

No caso da Pós-Graduação Stricto Sensu, disciplinas obrigatórias serão ministradas preferencialmente sob a modalidade presencial. Disciplinas eletivas serão oferecidas, em sua grande maioria, sob a modalidade remota. Já a Pós-Graduação Lato Sensu (turmas de especialização) serão ofertadas de forma presencial. 

Como a ENSP está se preparando para receber novamente seus alunos?


Diversas medidas estão sendo adotadas pela Escola para receber os estudantes de forma gradual e segura. Uma delas é a redução da capacidade das salas de aula, de forma a garantir o distanciamento social, aspecto fundamental para o alcance do objetivo da segurança. 

Para adequar o número máximo de alunos por sala de aula, atendendo às medidas de segurança sanitária, a Vice-Direção de Ensino da ENSP concluirá, nos próximos dias, um levantamento de espaços alternativos fora da Escola, caso não seja viável a disponibilização de salas de aula nos prédios e outros espaços atualmente ocupados pela ENSP. Segundo a Vice-Direção, a estrutura disponível será avaliada considerando disponibilidade de acesso remoto, manutenção de licenças de salas virtuais, espaço para alunos e utilização solidária e organizada de salas.

Segundo a vice-diretora de Ensino da ENSP e os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu, serão adotadas também medidas como autonotificação de sintomas e de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19; controle da situação vacinal de trabalhadores e estudantes; ventilação em ambientes fechados; uso de máscaras adequadas; e monitoramento da situação epidemiológica da cidade a partir de informações disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

“Serão distribuídas máscaras recomendadas cientificamente para todos os alunos e trabalhadores, além da oferta de testagem e necessidade de comprovação de vacinação para ingresso nas instalações da ENSP. Esse período exigirá grandes adaptações em nosso cotidiano acadêmico, pois a pandemia ainda permanece em curso. Conviver de forma solidária e segura exigirá planejamento e adaptações. Estamos trabalhando para isso”, adiantam.

Em breve, será criado um espaço no Portal ENSP com todas as informações sobre o retorno gradual e seguro das aulas presenciais na Escola.



Nenhum comentário para: Aulas presenciais da ENSP vão retornar em janeiro de 2022