Busca do site
menu

Ambulatório do Hélio Fraga recebe visita final para Acreditação

ícone facebook
Publicado em:06/12/2021
O Ambulatório de Pesquisa Germano Gerhardt do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, unidade de referência da ENSP no tratamento da tuberculose, receberá nos dias 7 e 8 de dezembro, a visita final para acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O ambulatório concorre ao Selo Nível I Acreditado, com validade de dois anos. O selo aponta que a organização de saúde cumpriu ou supera - em mais de 70% - os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo os aspectos estruturais e assistenciais. 

A Fundação Vanzolini - Instituição Acreditadora credenciada pela ONA – é responsável pela avaliação, com o apoio do seu grupo de avaliadores. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. 

O chefe do CRPHF, Jesus Ramos, ressalta que o processo foi longo e várias dificuldades foram superas, com a ajuda da direção da ENSP e da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), para atingir o estágio necessário para se habilitar a acreditação. "O selo, fornecido pela ONA, concederá um padrão de excelência e reconhecimento muito importante para o nosso Centro", comemorou ele.

Segundo a chefe do ambulatório do Hélio Fraga, Suzanne Leite, “A visita diagnóstica no dia 12 de abril de 2021, foi uma etapa fundamental no processo. O relatório dessa visita, contribuiu para que pudéssemos trabalhar focados em atender aos requisitos e nos preparar para a certificação”, detalhou. 

Para ser acreditada, a organização precisa, comprovadamente, atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, de forma essencial, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.



Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: Ambulatório do Hélio Fraga recebe visita final para Acreditação