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Lançamento: confira novo ebook sobre a Educação Interprofissional no enfrentamento da pandemia

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Publicado em:26/11/2021
Por Danielle Monteiro

O Encontro Nacional da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), que aconteceu entre 23 e 26 de novembro, rendeu bons frutos. Durante o evento, foi lançado o ebook A Educação Interprofissional e o Trabalho Colaborativo no Enfrentamento à Pandemia de Covid-19. Parceria entre a ENSP e a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS), a publicação integra o conjunto de iniciativas coordenadas pela RedEscola para aprofundar a Educação Interprofissional em Saúde no Brasil. A iniciativa nasceu durante o Ciclo de Debates Virtuais, realizado pela RedEscola em 2020 com o tema A Educação Interprofissional e o Trabalho Colaborativo no Enfrentamento à Pandemia de Covid-19. Cada ciclo contou com a participação de uma dupla de expositores. Organizado pela coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da RedEscola (VDEGS/ENSP), Rosa Souza, o ebook conta com a autoria dos seis debatedores que participaram do Ciclo de Debates. A produção editorial foi elaborada pela equipe da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD/ENSP).

Segundo a coordenadora da RedEscola, que também é uma das autoras do ebook, a obra tem como objetivo registrar a potência da Educação Interprofissional (EIP) e das práticas colaborativas no enfrentamento da pandemia de Covid-19, disseminando o conhecimento e as reflexões compartilhadas durante os Ciclos de Debates Virtuais. “A EIP tem grande relevância para a formação de sanitaristas no escopo dos cursos de especialização em Saúde Pública desenvolvidos em 26 estados brasileiros e que já formaram 970 sanitaristas durante o período pandêmico”, destaca Rosa.

“No dia 6 de novembro, a convite da Confederação Global de EIP, fizemos no Winterthur Interprofessional Global Symposium, em Zurique, na Suíça, o pré-lançamento do livro, que teve grandes repercussões no evento. Segundo José Rodrigues Filho, doutor em Ciências com Pesquisa sobre Educação Interprofissional em Saúde e membro fundador da Rede Regional de Educação Interprofissional das Américas (REIP), ‘a publicação compõe o repertório de iniciativas exitosas no contexto da pandemia no Brasil, sendo, portanto, um referencial de boas práticas para toda a América Latina e Caribe’, revela Rosa.

O ebook é destinado a trabalhadoras e trabalhadores do SUS, estudantes e docentes da área de Saúde e demais atores envolvidos na busca pela melhoria da qualidade da Atenção à Saúde, dentro de sua concepção ampliada, sendo de interesse de todos os brasileiros, segundo a coordenadora da RedEscola. 

A importância da EIP  e do trabalho colaborativo no enfrentamento da pandemia

Rosa acredita que a Educação Interprofissional e o trabalho colaborativo podem contribuir de maneira potente no enfrentamento das desigualdades impostas pela pandemia. “O cenário de crise sanitária, social, econômica, humanitária e política, agudizado pela pandemia, desvelou e agravou as iniquidades já existentes em nosso país.  Além das muitas vidas que foram ceifadas e do grande número de pessoas que apresentam sequelas da cCvid-19, temos quantitativo bastante elevado de brasileiras e brasileiros desempregados, vivendo em condições dramáticas de vulnerabilidade, além de inúmeras barreiras no acesso à Educação e do grave adoecimento psíquico da população, entre outras questões”, lembra.

A coordenadora da RedEscola destaca que tais desigualdade se refletem também no campo das profissões que atuam no Cuidado em Saúde, pois, como os profissionais, em geral, são formados em uma perspectiva uniprofissional, a atuação no Cuidado acaba sendo fragmentada, causando maior possibilidade de erros e ações repetitivas que podem comprometer a saúde das pessoas. “Diante disso, a EIP, a partir da transformação do modelo de formação, busca transformar o processo de trabalho, visando à melhoria da qualidade da Atenção à Saúde. O trabalho pautado na colaboração e na comunicação, com reconhecimento da relevância de cada profissional e valorização do efetivo trabalho em equipe, contribui para o enfrentamento da gravidade imposta pela pandemia, garantindo acolhimento e melhoria da qualidade da Atenção aos usuários, famílias e comunidade”, explica.

A implementação da prática colaborativa, a partir da perspectiva da EIP, não é tarefa simples, segundo Rosa. Isso porque são muitos os desafios historicamente existentes na formação. “A busca é contínua, no sentido de orientar docentes, discentes e trabalhadores nessa direção”, afirma.

A EIP como importante instrumento de formação de trabalhadores para o SUS

Para Rosa, a transformação do modelo de formação e do trabalho em Saúde, assim como a Educação Interprofissional, com abordagem pautada no cuidado compartilhado e ações colaborativas, são uma importante estratégia de fortalecimento do SUS. Nesse sentido, segundo ela, o ebook, por trazer a relevância da Educação Interprofissional e do trabalho colaborativo na Saúde, torna-se disseminador de conhecimento, possibilitando fomentar o debate tão necessário sobre a interprofissionalidade na Saúde no Brasil. “Nossa expectativa é de que a leitura da publicação possa estimular o olhar ampliado sobre a Saúde, com o reconhecimento da relevância de uma cultura de colaboração interprofissional para garantir a integralidade no SUS. Com a pandemia, o SUS reafirmou a sua potência e importância para a população brasileira. Dessa forma, faz-se necessário fortalecê-lo!”, conclui. 

Clique aqui para acessar o ebook A Educação Interprofissional e o Trabalho Colaborativo no Enfrentamento à Pandemia de Covid-19





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