Busca do site
menu

Confira a terceira edição do CEP Informa

ícone facebook
Publicado em:27/08/2021
Por Danielle Monteiro
 
A abordagem da questão racial na pesquisa científica foi tema de capacitação promovida pelo CEP/ENSP em conjunto com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A origem do racismo, o racismo institucional e o racismo científico foram alguns dos temas abordados no encontro. A terceira edição do CEP Informa traz como destaque a cobertura de todo o evento.

A entrevista desta edição é com a pesquisadora, membra e ex-coordenadora do CEP, Carla de Andrade. Neste bate papo, ela fala sobre o que a motivou a participar do Sistema CEP/Conep e quais foram as principais conquistas do Comitê no que diz respeito às mudanças no campo de Ética em Pesquisa. Ela também dá algumas dicas a alunos e pesquisadores da ENSP que estão desenvolvendo pesquisas nos campos de Sistemas de Informação e Avaliação de Sistemas e Programas de Saúde.

O número também aborda duas novas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde. Uma delas trata das regras referentes à regulamentação do processo de designação e atuação dos membros do CEP indicados por entidades do controle social. A outra dispõe da prorrogação de mandato no âmbito da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde. 

A edição ainda traz dicas para se fazer análise de risco, parte imprescindível à análise ética de uma pesquisa.




Seções Relacionadas:
CEP Informa

Nenhum comentário para: Confira a terceira edição do CEP Informa