Busca do site
menu

Participe do 2° Seminário 2021 da Rede de Pesquisa em APS da Abrasco

ícone facebook
Publicado em:04/08/2021
Segundo pesquisadores, a continuidade dos cuidados de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante e após a pandemia é um desafio que tem sido enfrentando com diversas estratégias, muitas dificuldades e criatividade por equipes de saúde da família em todo o país. Eles atentam que este é um desafio importante, já que, em diferentes epidemias, foi observado um excesso de mortes por outras causas, que deixam de ser atendidas e podem superar aquelas pela doença emergente. "Grávidas, hipertensos, diabéticos e demandas agudas por outros problemas seguem precisando de atenção. Ações de prevenção e promoção precisam ser desenvolvidas. Durante a pandemia de Covid-19, atividades de rotina das UBS foram reduzidas, em alguns casos suspensas, com diminuição de coberturas vacinal, de atenção pré-natal, de cuidados de grupos prioritários. Gradualmente as ações de rotina das ESF vêm sendo adaptadas e retomadas", afirmam. Mas, com que estratégias as ações vêm sendo retomadas? E como garantir a continuidade dos cuidados durante a pandemia e enfrentar novas e antigas demandas no pós- pandemia? 



O 2° Seminário 2021 da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco chega para responder a essas e outras perguntas. O evento, que será realizado no dia 10 de agosto, das 9h às 12h, tem como objetivo reforçar a necessidade da continuidade das ações de rotina das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) durante a pandemia. Na ocasião serão discutidas experiências e estratégias locais de continuidade do cuidado e acompanhamento dos usuários, assim como a realização de ações de Saúde com apoio de recursos tecnológicos e comunicacionais introduzidos e aprimorados no dia a dia da Atenção Primária à Saúde (APS). O evento terá, entre os palestrantes, a pesquisadora da ENSP e coordenadora da Rede APS, Lígia Giovanella. O seminário será transmitido pelo canal no Youtube TV Abrasco. Não é necessário se inscrever para participar.

Programação

9h: Abertura - vice-presidente da Abrasco, Bernadete Coelho, e coordenador da Rede APS, Luiz A. Facchini

9h10: Experiências e desafios na continuidade dos cuidados na APS no SUS - Elizimara Ferreira Siqueira (gerente de enfermagem da SMS, Florianópolis-SC), Carlos Henrique M. Vaz (médico de família e comunidade da SMS, Florianópolis-SC), Érika Formiga (enfermeira da ESF, Crato-CE), Marina Carvalho Berbigier (nutricionista UFRGS e UBS Santa Cecília, Porto Alegre-RS), Maria Eliene Magalhães Teixeira (agente comunitária de saúde da UBS Frei Tito de Alencar – Fortaleza-CE e representante do Conselho Nacional de Saúde). Coordenação: Aylene Bousquat, FSP/USP

11h/12h – Debate e fechamento com a coordenadora da Rede APS Lígia Giovanella (ENSP/Fiocruz)

Os interessados em receber um certificado de assistência podem escrever um comentário ou pergunta no chat do Youtube e enviar um e-mail para inaiara@rededepesquisaaps.org.br. 


Nenhum comentário para: Participe do 2° Seminário 2021 da Rede de Pesquisa em APS da Abrasco