Busca do site
menu

Rede Trabalhador & Covid-19 divulga questionário para Sindiágua/RS

ícone facebook
Publicado em:04/08/2021
A Rede de Informações e Comunicação Sobre a Exposição De Trabalhadores e Trabalhadoras ao Sars-CoV-2 promoveu junto com o Sindicato das Águas do Rio Grande do Sul (Sindiágua/RS) uma live para apresentar aos trabalhadores das industrias da purificação e distribuição de água e em serviços de esgoto os boletins da Rede e o questionário que tem como objetivo compartilhar experiências dos trabalhadores que o preenchem, já que as perguntas são voltadas para conhecer a realidade do trabalhador tanto no ambiente de trabalho como as questões de saúde. 

O Sindiágua/RS é mais um sindicato que integra a Rede de Informações e Comunicação Sobre a Exposição De Trabalhadores e Trabalhadoras ao Sars-CoV-2.O projeto foi apresentado pelas coordenadoras da Rede, a coordenadora da Comunicação Institucional, Rita Mattos e a pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) Maria Juliana Moura. Além disso, a live contou com a participação do presidente do Sindiáguas, Arilson Wünsch e da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalhador, Maria Goreti Ferreira. 

Na atividade, as pesquisadoras falaram sobre a idealização do projeto, sobre os boletins já produzidos até aqui para auxiliar os trabalhadores no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e sobre o questionário, considerado de extrema importância o preenchimento dos trabalhadores para análise posteriores dos dados, o que irá auxiliar a rede na implementação de ações favoráveis para esses trabalhadores. A live foi assistida por 808 pessoas no Facebook.



O Sindiágua/RS, em publicação no seu Facebook, lembrou que no Brasil ainda não consta dados, desde o início da pandemia, que “exponham a quantidade de trabalhadores e trabalhadoras expostos ao vírus. O agravamento desta situação dá-se pela histórica subnotificação das doenças e também acidentes de trabalho. ”



Além disso, eles ressaltaram a importância da participação dos trabalhadores no preenchimento dos questionários para que estas “informações norteiem os planos de contingência e protocolos nos locais de trabalho. ”



Seções Relacionadas:
Rede de Trabalhadores & Covid-19

Nenhum comentário para: Rede Trabalhador & Covid-19 divulga questionário para Sindiágua/RS