Busca do site
menu

ENSP homologa novo Núcleo de Gestão Urbana e Saúde

ícone facebook
Publicado em:13/05/2021
A ENSP homologou um  espaço para a disseminação e articulação de conhecimento em Gestão Urbana e Saúde. O Núcleo de Gestão Urbana e Saúde, integrado ao Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP), pretende ser referência na articulação de atividades e ações voltadas ao ensino, à pesquisa, à cooperação, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação para a promoção da geração de conhecimento e soluções em Gestão Urbana e Saúde. A ideia é disseminar e articular conhecimentos na área para a sociedade, por meio de redes, considerando as especificidades ambientais, geográficas, culturais e econômicas locais.

“A formação do Núcleo Gestão Urbana e Saúde se justifica pela relevância da relação determinante das políticas, programas e projetos de ocupação com a expansão urbana nas cidades e no processo saúde-doença. As consequências advindas desta relação induzem à criação de projetos pedagógicos que aproximem os diferentes atores, suas intencionalidades e ações diante dessa complexidade, na busca por melhores soluções”, explicam os pesquisadores formadores do novo Núcleo.

Entre as ações previstas, está a promoção de atividades de ensino, por meio da articulação de atores que são referência nas temáticas abordadas; a criação de uma rede para articular o incentivo à pesquisa em temas relevantes para o desenvolvimento local; a elaboração de uma rede de cooperação com parceiros e principais atores da região para fomentar o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no âmbito do Fórum que será criado; e o desenvolvimento de estudos e pesquisas em temas locais, visando à solução de problemas e aprimoramento local.

Ainda entre as iniciativas, está a realização de quatro webinários organizados em conjunto com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e a Universidade de Campinas (Unicamp), assim como a publicação do livro Planejando a Cidade, Promovendo a Saúde, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Urbana e integrantes do Núcleo. 

O Núcleo, composto por pesquisadores do DSSA que vêm atuando na temática Gestão Urbana e Saúde desde 2014, também vai contribuir para o atendimento a agendas globais, começando pela Agenda 2030 - plano de ação para a sociedade, o planeta e a prosperidade, que compreende 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) –, principalmente no que diz respeito ao ODS 11: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis".

As iniciativas serão articuladas, inicialmente, em torno dos seguintes eixos de discussão e atuação: Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Saúde; Equipamentos e Sistemas de Infraestrutura Urbanos e Saúde; Instrumentos de Gestão Urbana e Impactos na Saúde; e Governança Democrática Territorial Urbana e Saúde Pública.

Saiba mais aqui sobre o Núcleo de Gestão Urbana e Saúde. 


 


Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: ENSP homologa novo Núcleo de Gestão Urbana e Saúde