Busca do site
menu

Projeto Ruído promove evento em conscientização ao Inad 2021

ícone facebook
Publicado em:07/05/2021
O Projeto Ruído realizou, na última quarta-feira (28/4), o evento virtual em celebração ao 26º Dia Internacional de Conscientização sobre os Efeitos do Ruído (Inad), que permitiu o debate e a reflexão sobre os efeitos do ruído na saúde. De acordo com o site do International Noise Awareness Day (Inad), a poluição sonora é a terceira forma de poluição que mais afeta o planeta, dada a sua repercussão na saúde e no meio ambiente, é considerada um problema de saúde pública mundial.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5% da população mundial - ou 430 milhões de pessoas - precisam de reabilitação para lidar com a perda auditiva "incapacitante", que é a perda de audição superior a 35 decibéis (dB) no ouvido com melhor audição. Estima-se que em 2050, uma em cada dez pessoas terão esse tipo de perda auditiva. Por este conjunto de fatores, há 16 anos, na última quarta-feira do mês de abril, o Center for Hearing and Comunication incentiva a promoção mundial de eventos de conscientização, que no Brasil, recebeu o nome de Inad Brasil ou Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído.

Na Fiocruz, o Projeto Ruído é o responsável pela organização de eventos anuais, que alertam para a importância do cuidado auditivo dos trabalhadores e visam divulgar a data. Marta Ribeiro, coordenadora do projeto, abriu o evento enfatizando o tema desse ano do Inad: Proteja sua audição, ???proteja sua saúde! “Com a situação global de home office, os barulhos de vizinhos e dentro de casa ficam em evidência, o que pode provocar irritação, frustração e aumentar a sensação de cansaço. O lema deste ano é direto e levanta a questão dos cuidados que devemos ter com nossa audição”, salientou Marta.

O evento contou com a participação de Maria Lygia Niemeyer da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ), Márcia Soalheiro de Almeida do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp), Paulo Massarani do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a apresentação do tema ficou a cargo de Liliane Teixeira do Cesteh/Ensp, que falou sobre a Prevalência da exposição ocupacional ao ruído e seus efeitos nas doenças cardiovasculares: Iniciativa OMS-OIT.

Assista à integra da transmissão:
Fonte: COGEPE
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Projeto Ruído promove evento em conscientização ao Inad 2021