Busca do site
menu

Novo boletim digital traz principais novidades sobre ética em pesquisa

ícone facebook
Publicado em:02/03/2021
Por: Danielle Monteiro

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/ENSP) acaba de lançar seu novo boletim digital, o CEP Informa. Com edição trimestral, o informativo foi criado para ajudar na disseminação dos princípios que regem a ética em pesquisa, além de propiciar uma relação harmoniosa entre os atores envolvidos e divulgar a produção do comitê.

A primeira edição traz uma cobertura especial sobre o Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa, coordenado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Durante o evento, foram apresentadas duas novas resoluções que serão publicadas, possivelmente, ainda este ano: a de tipificação das metodologias de pesquisa e a que define o papel dos representantes de participantes de pesquisa no CEP. 

O boletim aborda, ainda, o consentimento informado, que é a pendência mais recorrente na análise de projetos de pesquisa, além de uma entrevista com Ângela Esher, relatora do CEP/ENSP, coordenadora do Fórum de CEPs da Fiocruz e integrante da Conep. 

A edição encerra com alguns dados sobre o trabalho do comitê. Segundo as editoras do boletim, Jennifer Braathen, coordenadora do CEP/ENSP, e Vera Marques, coordenadora adjunta do comitê, o ano de 2020 foi repleto de desafios. “Um grande esforço se fez necessário para atender à urgência de tramitação dos projetos relacionados à Covid, como a realização de reuniões on-line extraordinárias e elaboração de instrutivos aos pesquisadores”, afirmam.

Clique aqui para acessar a primeira edição do CEP Informa.


Seções Relacionadas:
Coronavírus Pesquisa

Nenhum comentário para: Novo boletim digital traz principais novidades sobre ética em pesquisa