Busca do site
menu

Relatório de Atividades durante a pandemia: ENSP publica última edição de 2020

ícone facebook
Publicado em:02/03/2021
Diante do cenário de trabalho imposto pela pandemia do coronavírus, a Escola Nacional de Saúde Publica Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), produziu ao longo de 2020 o Relatório de Atividades durante a pandemia. Os Relatórios apresentam as atividades desenvolvidas pelos departamentos e centros, consolidando a produção da Escola do ponto de vista dos eventos e das matérias jornalísticas, além da produção acadêmica, por meio dos diversos artigos disponíveis no Repositório Institucional da Fiocruz (Arca).

A quarta e última edição do documento em 2020 reúne o compilados das atividades dos meses de outubro, novembro e dezembro. O Relatório de Atividades integra as ações institucionais da Escola no enfrentamento da pandemia.

Os documentos, consolidados pela Coordenação de Comunicação Institucional (CCI), têm por base as informações enviadas pelos chefes dos departamentos e centros para o e-mail institucional (relatoriocovidfio@ensp.fiocruz.br). Ao todo foram publicadas quatro edições das atividades realizadas ao longo de 2020. 

Confira, abaixo, as quatro edições do Relatório de Atividades.


Importância do documento e perspectivas para 2021

Para a coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP, Rita Mattos, a realização das quatro edições do documento tem um objetivo muito importante, pois o relatório dinamiza as informações. “Ele demostra todas as atividades desenvolvidas pelos departamentos, de forma que todos tenham conhecimento do que está sendo realizado pelos outros departamentos”, explicou ela.

De acordo com Mattos, o Relatório de Atividades da ENSP foi uma decisão tomada no Conselho Deliberativo, no inicio da pandemia de covid- 19, quando foi iniciado o trabalho remoto. O documento representa as atividades realizadas pelos departamentos, pelas Vice-direções e pela Direção da Escola. Além da Revista Radis, Cadernos de Saúde Pública e Coordenação de Comunicação Institucional (CCI). 

Na ocasião foi criado um formulário de preenchimento, no qual os departamentos apresentam suas atividades. Diante do preenchimento desse formulário a CCI organiza as atividades, incluindo também as publicações no Arca, e as principais matérias jornalísticas que foram destaque naquele determinado período.  As três primeiras edições do relatório foram bimensais, porém, ao final de 2020, optou-se por registrar o trimestre outubro, novembro, dezembro. 

Para a coordenadora da CCI, o Relatório de Atividades possui uma importância grande não apenas na divulgação das atividades internas e externas - num contexto externo à Fiocruz-, mas também nos mantêm informados dessas atividades. “Mais do que manter informado, ele registra as atividades realizadas pelos departamentos, vice-direções e pela direção da ENSP. Essa iniciativa traz visibilidade as nossas atividades e também assegura a transparência das informações, fatores bastante importantes”, concluiu Rita Mattos.  

Os principais objetivos da publicação são o registro e a divulgação das atividades realizadas pela Escola. A perspectiva é que em 2021 - levando em consideração as condições de trabalho ainda impostas pela pandemia - o relatório continue a ser produzido. “Para isso, continuamos incentivando que os departamentos se organizem para continuar enviando as informações para o e-mail relatoriocovidfio@ensp.fiocruz.br”, destacou a coordenadora. 

Os Relatórios de Atividades ENSP estão disponíveis no Portal ENSP na área Relatórios de Gestão.


Seções Relacionadas:
Coronavírus Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Relatório de Atividades durante a pandemia: ENSP publica última edição de 2020