Busca do site
menu

PIC'S tem balanço dos últimos anos de atuação na ENSP

ícone facebook
Publicado em:26/01/2021
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS (PIC'S) têm estado a cada dia mais presentes na rotina dos trabalhadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). A Coordenação do grupo é formada por profissionais da Escola e seu principal objetivo é disseminar as práticas no âmbito institucional, motivando e dando acesso aos trabalhadores, alunos e colaboradores às práticas nos campos da pesquisa, capacitação/formação profissional e serviço.

E o grupo vem conseguindo! Ao longos dos últimos anos, as Prática Integrativas Complementares tiveram aumento significativo da sua atuação dentro da ENSP, participando de atividades organizadas por departamentos, até mesmo na ministração de cursos. Além disso, o grupo se reinventou para continuar os atendimentos neste momento de pandemia. 

Leia o balanço das práticas integrativas complementares a seguir.

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na ENSP

Breve histórico
Em 1986, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), foi introduzida a Homeopatia, que é uma das práticas que faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares desde sua criação (PNPIC, 2006). A partir de 1997, passou a ofertar Acupuntura, Arteterapia, Fitoterapia  e Yoga. Ainda nesse ano, foi iniciado o Projeto Terrapia -  Alimentação Viva,  que, apesar de não estar na PNPIC, tem coerência com sua proposta.  Depois, foram acrescentadas outras práticas, tais como: Terapia Comunitária Integrativa (2006); Reiki e Auriculoterapia (2018) e Terapia Floral (2019). Em 2018, foi instituída uma Comissão de PICS do CSEGSF com o objetivo de fortalecer ações, ensino e pesquisa em PICS, sendo formalizada em 2020. 

Trabalhadores de outros departamentos da ENSP também iniciaram, a partir de 2018, a Meditação e o Reiki, considerando a necessidade de ampliação dos cuidados para os trabalhadores, estagiários e estudantes da ENSP. O reconhecimento dessas duas atividades foi expresso por meio da incorporação em dois importantes eventos internos organizados pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SGT): Dia Internacional da Mulher (2018 e 2019), que também incluiu a Auriculoterapia; e Dia Mundial do Meio Ambiente, durante a VII Semana do Meio Ambiente da ENSP, que também contou com outras atividades de cuidado com o meio ambiente e a saúde, como oficinas de alimentação, plantio e compostagem, o que ressaltou ainda mais a importância da integração entre o cuidado pessoal, coletivo e com o meio ambiente. Em 2019, devido à procura crescente de atendimentos em Reiki e o interesse em capacitação, foi iniciada a ‘Formação em Reiki’ para trabalhadores e estudantes da ENSP. Em 2020, por intermédio de Portaria da Direção da ENSP, foi criado um Grupo de Trabalho para fortalecer PICS na ENSP, o GTPICS.

O Grupo de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, o GT  PICS da ENSP

A ideia do Grupo de Trabalho (GT) surgiu no ano passado (2020), um sonho coletivo de profissionais que participaram do curso Dragon Dreaming, ofertado pelo SGT.  No trabalho final do curso, foi apresentado um projeto de criação de um espaço para a oferta de PICS na ENSP. O sucesso da iniciativa foi fortalecido agregando novos integrantes que também idealizam o acolhimento de PICS para trabalhadores e estudantes da Escola, culminando na criação de um Grupo de Trabalho (GT), aprovado pela Portaria GD-ENSP 028/2020. 

O GT PICS tem o propósito de institucionalizar a criação e implantação do Núcleo de PICS da ENSP. O grupo reúne-se quinzenalmente para realizar a elaboração do projeto e a organização das atividades. É composto de trabalhadores de diferentes áreas da ENSP: 

- Caroline Santiago – Serviço de Gestão da Sustentabilidade
- Flávia Ramos Guimarães – Serviço de Gestão da Sustentabilidade
- Inês Nascimento Reis – Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria
- Janete Romeiro – Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria 
- Letícia Gomes – Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico
- Maria Egle Cordeiro – Serviço de Biossegurança
- Zelia Pimentel Andrade – Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria

Dentre as principais ações dos membros do GT, estão: realização de pesquisa de voluntariado, atendimentos individuais e coletivos, qualificação profissional, participação em eventos e elaboração de projetos de pesquisa.

Pesquisa sobre Voluntariado

Foi realizada uma pesquisa para identificação de trabalhadores da ENSP interessados em participar voluntariamente de PICS reconhecidas pelo SUS. Ao todo, 24 voluntários se cadastraram para a atuação de 15 práticas distintas.

Atendimentos realizados durante a pandemia em 2020

Durante a pandemia da Covid-19, integrantes do GT PICS mantiveram atendimentos individuais e coletivos de maneira remota, ofertando práticas para trabalhadores e estudantes da ENSP, além de usuários do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), totalizando:
- Meditação - 212 sessões de 30 minutos cada, com média de dez pessoas por sessão; 
- Terapia Comunitária Integrativa - 36 rodas de 60 minutos cada, com média de sete pessoas por roda;
- Terapia Floral - 155 atendimentos, com duração variável de 30 a 50 minutos cada;
- Reiki – 3.776 atendimentos individuais e coletivos, sendo de 30 a 90 minutos.

Qualificação em eventos

Foram realizados sete cursos de Reiki (níveis I, II e III), tendo sido formadas 22 pessoas. 





Participação em eventos

As PICS estiveram presentes em diversos eventos realizados dentro e fora da Fiocruz:
- Aulas para o Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LAISS), do CSEGSF - Chacras, Auriculoterapia, Terapia Floral, Terapia Comunitária Integrativa, Reiki, Meditação e Plantas Medicinais e Fitoterapia;
- Participação no 14º Congresso Internacional Rede Unida: Relatos de Experiências desenvolvidas no CSEGSF, relacionadas a estratégias de prevenção, cuidado e promoção da saúde com Auriculoterapia, Reiki e Terapia Comunitária Integrativa. 
- Participação no Encontro da Rede do Acesso Mais Seguro, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha;
- Participação na 4ª edição da Feira de Soluções para a Saúde com a apresentação do "Espaço PICS ENSP Virtual" (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS).
Participação em projetos de pesquisa
Membros do GT PICS da ENSP, que são da Comissão de PICS do CSEGSF, participaram da elaboração e realização em andamento dos seguintes projetos de pesquisa:
- Projeto "Cuidando de quem cuida. Apresentação de educação continuada e mapeamento das condições de trabalho de cuidadoras de pessoas idosas em tempos de COVID-19", financiado pelo Inova 2020, tendo a coordenação de Daniel Groisman, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e participação de Zelia Andrade, do CSEGSF;
- "Projeto de investigação e apoio aos trabalhadores de saúde na pandemia: (com) movendo a vida entre (ultra)penosidades e (re) existências", financiado pelo Inova 2020, tendo a coordenação de Mônica Vieira da EPSJV, a coordenação adjunta de Elaine Vianna e a coordenação de eixo de PICS de Inês Reis, ambas do CSEGSF;
- Projeto multicêntrico "Estudo brasileiro sobre perfil da oferta de cursos de formação em PICS", tendo a coordenação geral de Marilene Nascimento, da Universidade Federal Fluminense e tendo, dentre as coordenações locais, Inês Reis, do CSEGSF.
Desenvolvimento de Fórmula

Foram elaboradas duas fórmulas de Florais de Bach por profissional do CSEGSF junto com farmacêutica aposentada da UFRJ (Inês Reis e Sheila Garcia, respectivamente), sendo uma para profissionais de saúde que estão trabalhando durante a pandemia e outra para pessoas no momento que estão acometidas de Covid-19. Foram relatados diversos depoimentos sobre mudanças positivas nas emoções.

Atividades de PICS para o primeiro trimestre de 2021

Em função da pandemia da Covid-19, o Espaço PICS da ENSP, inclusive o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), está oferecendo atendimentos on-line aos trabalhadores, estudantes, estagiárias da ENSP e comunidade local.

1) Sessões diárias de meditação on-line, das 19h30 às 20h, de segunda a sexta  
Orientações para participar: 
- Entrar em contato com Letícia Gomes por whatsapp - (21) 99361-8200;
- Instalar o app Zoom e acessar o link 

2) Atendimentos individuais on-line de Terapia Floral e relaxamento 
Agendamento com Inês Reis por whatsapp - (21) 99829-1873 

3) Atendimentos individuais on-line de Reiki:
Agendamento com:
- Zelia Andrade por whatsapp - (21) 99829-9177
- Caroline Santiago por whatsapp - (21) 99707-1203
- Letícia Gomes por whatsapp - (21) 99361-8200

4) Atendimentos em grupo on-line de Terapia Comunitária:
Agendamento com Zelia Andrade por whatsapp - (21) 99829-9177

5) Atendimentos individuais on-line de Imposição de Mãos (Terapia Mãos de Luz) e relaxamento.
Agendamento com Letícia Gomes por whatsapp - (21) 99361-8200

6) Atendimentos individuais de Constelação Sistêmica Dinâmica
Agendamento com Caroline Santiago por whatsapp - (21) 99707-1203

7) Curso de Reiki
Entrar em contato com Caroline Santiago para se informar sobre novas turmas - (21) 99707-1203.
OBS: turma nova em janeiro/21

Esses momentos são importantes para você cuidar da sua saúde!
Imagens:
Foto de capa: Roda de Terapia Comunitária Integrativa no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria em Fevereiro de 2020
Foto 1: Espaço PIC'S do IOC em fevereiro de 2019 / Aplicação do Reiki
Foto 2: Reunião virtual do GT
Foto 3: Aplicação de Reiki durante a "VII Semana do Meio Ambiente da ENSP de 2019
Foto 4: Grupo formado no Curso de Dragon Dreaming


Seções Relacionadas:
Assistência Notícias da Fiocruz Pesquisa

Nenhum comentário para: PIC'S tem balanço dos últimos anos de atuação na ENSP