Busca do site
menu

Comportamento da pandemia em relação à população negra no Brasil: tema de entrevista de CSP

ícone facebook
Publicado em:17/12/2020
O comportamento da pandemia em relação à população negra no Brasil. Este é o foco da entrevista do espaço 'Entrevista com Autores', produzido pela revista Cadernos de Saúde Pública, baseada no artigo científico Desigualdades raciais e a morte como horizonte: considerações sobre a Covid-19 e o racismo estrutural incidência e mortalidade por Covid-19. Três das autoras participam da conversa: Roberta Gondim, Roseane Corrêa e Raquel Barros de Oliveira. 

A incidência e mortalidade por Covid-19  em países com fortes desigualdades sociais se diferenciam em termos populacionais. Em países com histórico e tradição colonial como o Brasil, os marcadores sociais das diferenças têm profunda ancoragem na demarcação racial, sobre a qual agem as dinâmicas e os processos político-sociais fundados no racismo estrutural. Para as pesquisadoras, contrapõe-se a narrativas que propõem uma leitura sobre ser esta uma pandemia democrática, cujo argumento se alinha à retórica da democracia racial que corresponde a uma potente estratégia de manutenção do lugar de populações racializadas, como indígenas e negros, uma produção da colonialidade moderna. 
 
O artigo se debruça sobre o comportamento da pandemia em relação à população negra no Brasil, em diálogo com aportes decoloniais e de leituras críticas sobre o racismo. Discutem-se respostas governamentais e indicadores da doença, segundo o quesito raça/cor, demonstrando a manutenção de tramas e enredos históricos que seguem vulnerabilizando e inviabilizando vidas negras. Aponta-se, também, para a importância de movimentos de resistência locais, operados a partir do lugar que esses sujeitos ocupam, os espaços urbanos precarizados por ação/omissão do Estado - as favelas.
 
Três das autoras do artigo concederam entrevista ao ‘Cadernos’, que foi conduzida por  Suely Deslandes, editora associada de CSP e pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz, e apresentada pelo jornalista Vinícius Coimbra.

- Roberta Gondim, professora-pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (ENSP);

- Roseane Corrêa, mestranda da ENSP e enfermeira por 9 anos em Angola; e

- Raquel Barros de Oliveira, pesquisadora do grupo Cidades da UERJ e educadora da ONG Fase.

 
A entrevista está disponível no Canal da ENSP no YouTube: https://bit.ly/2JzbLOx ou no Podcast: https://bit.ly/3fXqL4P

Para inscrever-se no Canal da ENSP, no YouTube, clique aqui.

Fonte: Canal ENSP YouTube
Seções Relacionadas:
Entrevistas

Nenhum comentário para: Comportamento da pandemia em relação à população negra no Brasil: tema de entrevista de CSP