Busca do site
menu

Questionário digital ajuda na melhoria da condição de saúde e vida no trabalho

ícone facebook
Publicado em:03/12/2020
A Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 em trabalhadores e trabalhadoras lançou, oficialmente, o questionário digital que visa obter respostas de diversos trabalhadores e trabalhadoras, para a melhoria da condição de saúde e de vida no trabalho. O projeto da rede que tem como objetivo aplicar a tecnologia de informação e comunicação para conhecer as condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores dos serviços essenciais, que estão atuando junto a pacientes e população potencialmente infectados, para subsidiar ações de mitigação dos riscos à saúde.

O questionário lançado pela Rede é um instrumento de comunicação de risco nos ambientes de trabalho, a partir do registro de dados sobre organização do trabalho e percepção de risco, que serão preenchidos pelos próprios trabalhadores. Esse questionário está dividido em duas modalidades: a primeira que aborda a estrutura de trabalho presencial, e a segunda, o trabalho remoto. Os dados oriundos deste inquérito serão unificados posteriormente. A estrutura temática passa por temas como: saúde, ambiente de trabalho, avaliação de risco, medida de prevenção e proteção, assistência médica, formas de participação dos trabalhadores no controle e automação dos processos de trabalho.

A estrutura escolhida para o armazenamento do questionário foi a Redcap devido à segurança de dados, recursos de guardar as informações, análise de dados latitudinais, dentre outros. Para facilitar ainda mais o preenchimento, foi elaborado um card explicativo com orientações do preenchimento.
A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 surgiu devido à crescente demanda dos trabalhadores por informações, para orientar os planos de contingência e protocolos por local de trabalho e ramos produtivos, conhecendo, assim, as condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores dos serviços essenciais que estão atuando não apenas junto a pacientes, como também à população potencialmente infectada pelo SARS-CoV-2, para subsidiar ações de mitigação dos riscos à saúde. 

O projeto está dividido em quatro eixos — Comunicação em Saúde e Informação, Monitoramento dos trabalhadores expostos, Mobilização, articulação e advocay e Registro e memórias. A rede é constituída pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), incluindo o Centro de Estudos e Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), a Plataforma Renast On-line - Fiocruz Brasília, a Universidade Federal da Paraíba e o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambientes de Trabalho (Diesat). 

Instituições internacionais também estão na articulação feita pela rede para dinamizar o trabalho e cooperar com o desenvolvimento das metodologias do projeto, com base em três áreas do conhecimento, ciência da computação — pela The University of British Columbia, epidemiologia ocupacional — pela Fondazione IRCCS Ca' Granda Ospedale Maggiore Policlinico e ação coletiva — pela Universidad Nacional de Colombia.



Nenhum comentário para: Questionário digital ajuda na melhoria da condição de saúde e vida no trabalho