Busca do site
menu

Fones de ouvido: Eles são prejudiciais para nossa saúde?

ícone facebook
Publicado em:27/11/2020

Os fones de ouvido sempre foram uma companhia útil para o nosso dia a dia, como para ouvir música no caminho até o trabalho ou nos acompanhar em uma atividade física. No atual cenário, onde muitos foram reportados para o trabalho  home office, eles têm sido cada vez mais utilizados, seja para a participação em reuniões ou chamadas telefônicas.

Mas o uso desregrado desse acessório pode trazer consequências graves para aqueles que utilizam, como tontura, zumbido, pressão nos ouvidos, dificuldade de compreensão da fala, dentre outros. Para explicar e alertar sobre os males que o uso inadequado dos fones de ouvido podem causar, a pesquisadora do Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) Marcia Soalheiro elaborou  um informativo que ressalta a importância das práticas de escuta seguras.
 
O documento alerta que a exposição incorreta e prolongada a sons intensos pode causar a perda auditiva. Segundo o informativo, é um caso semelhante ao que acontece à exposição ocupacional por ruído: lenta, progressiva, irreversível, do tipo neurossensorial que, além disso, pode causar efeitos extra-auditivos, como distúrbios do sono, transtorno cardiovascular, estresse, fadiga, tensão, irritabilidade, desatenção, cansaço, nervosismo, cefaleia e hipertensão arterial.

O efeito danoso, cumulativo, na saúde auditiva que a má utilização dos fones pode causar é o que mais preocupa. Segundo as informações da pesquisadora, dependendo do tempo de exposição e da intensidade, 'o fone de ouvido pode causar danos permanentes à audição’; tudo isso, porque o som alto lesiona de forma irreversível as células ciliadas da cóclea — a parte auditiva do ouvido interno.

Leia o informativo completo aqui


Seções Relacionadas:
Coronavírus

Nenhum comentário para: Fones de ouvido: Eles são prejudiciais para nossa saúde?