Busca do site
menu

4o Seminário Internacional "A Epidemia de Drogas Psiquiátricas" se inicia no próximo dia 05

ícone facebook
Publicado em:27/10/2020

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/FIOCRUZ organiza, nos dias 05 e 06 de novembro o 4º Seminário Internacional "A Epidemia das Drogas Psiquiátricas". O evento, coordenado por Fernando Freitas e Paulo Amarante, será totalmente online e gratuito, com transmissão ao vivo através de link que será divulgado em breve na página do facebook do evento, além de tradução simultânea. Durante o intervalos das mesa, serão apresentadas experiências de Economia Solidária e atrações musicais.

Serão dois dias de palestras, mesas-redondas, debates, e exibição do filme "Medicando o Normal: Patologização em Tempos de Pandemia". Apenas os inscritos no evento receberão certificado. 

Após a abertura oficial do seminário, o Relator Especial das Nações Unidas em Direitos Humanos na Saúde Dainius Püras apresenta a conferência “Em Tempos de Pandemia do Covid-19, a Necessidade de Mudança Global no Paradigma de Cuidado em Saúde Mental”. O primeiro dia do evento conta ainda com a presença do jornalista estadunidense Robert Whitaker, autor de “Anatomia de uma Epidemia”, e do médico e pesquisador dinamarquês Peter Gotzche, um dos fundadores do Centro Cochrane de Copenhagen.  

No segundo dia há uma extensa programação, que começa às 9h com a exibição do filme “Medicando o Normal”. Combinando cinema-verdade e jornalismo investigativo, o documentário acompanha as histórias de cinco estadunidenses que foram prejudicados por medicamentos que eles acreditavam que os ajudariam. Por questões de direitos de exibição, o filme poderá ser apresentado para até mil espectadores. Os interessados podem fazer a inscrição para ter acesso ao filme neste link, da página do evento no Facebook. A ficha técnica e o link para o trailer do filme podem ser conferidos na página Mad in Brasil, de notícias e artigos sobre desmedicalização em saúde mental, que tem Paulo Amarante como um dos organizadores.

O filme será seguido de debate com a participação da produtora e co-diretora Lynn Cunningham e de uma das participantes, Angela Peacock. Ainda no dia 06, o seminário será também parte da programação do canal de TV 247, com a transmissão do debate “Drogas Psicoativas: As Prescritas pela Medicina e as Ilícitas: por que a guerra contra as drogas ilícitas?”, com os pesquisadores Fernando Freitas e Paulo Amarante, coordenadores do seminário. 

“Movimentos Sociais, resistência, saúde mental e psiquiatria: enfrentamento da pandemia em países com grandes desigualdades sociais” é o tema da mesa-redonda que traz os convidados internacionais José León Uzcatégui, da Venezuela, Alicia Stolkiner, da Argentina, e Vitor Lizama, do México.  

Paulo Amarante gravou um pequeno vídeo convidando informalmente para o seminário que se inicia nesta quinta-feira. Assista na página da Ensp no Facebook ou no nosso perfil no  Instagram @Ensp_fiocruz

Seções Relacionadas:
Eventos da ENSP

Nenhum comentário para: 4o Seminário Internacional "A Epidemia de Drogas Psiquiátricas" se inicia no próximo dia 05