Busca do site
menu

Dia Internacional do Surdo: informativo da ENSP auxilia comunicação do paciente com equipe médica

ícone facebook
Publicado em:28/09/2020

No último dia 26 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional do Surdo e da Inclusão. E ontem, último domingo do mês de setembro, homenageou-se o Dia Internacional do Surdo. Por isso, o Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) elaborou um informativo destinado aos trabalhadores e familiares de pessoas surdas neste momento de pandemia.

 

O documento destaca a garantia ao atendimento às pessoas surdas ou com deficiência auditiva na rede de Sistema Único de Saúde (SUS), além de salientar que todos os hospitais devem oferecer serviços que ajudem na comunicação entre o paciente e a equipe médica, trazendo o exemplo do que acontece em outros países na utilização do VRI, uma interpretação remota de vídeo.

 

O informativo, elaborado pela pesquisadora do Cesteh Marcia Soalheiro, traz recomendações para esse grupo no caso de ser necessária a hospitalização. Para tanto, foi elaborada uma lista contendo tais orientações, que vão desde a impressão de uma placa com a informação da deficiência auditiva até o pedido de comunicação com o hospital por meio de interpretação remota de vídeo.

 

Acesse o documento aqui.

 

Dia Internacional do Surdo: informativo da ENSP auxilia comunicação do paciente com equipe médica

 

Sessões Relacionadas:
Movimentos Populares e Coronavírus

Nenhum comentário para: Dia Internacional do Surdo: informativo da ENSP auxilia comunicação do paciente com equipe médica