Busca do site
menu

Testagem sorológica para Covid-19 na ENSP segue aberta até 5 de agosto

ícone facebook
Publicado em:31/07/2020
Testagem sorológica para Covid-19 na ENSP segue aberta até 5 de agostoA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará, até 5 de agosto, a testagem sorológica para Covid-19 em seus trabalhadores e estudantes. Servidores, trabalhadores terceirizados e estudantes, que estejam trabalhando presencialmente ou em rodízio e não apresentem sintomas relacionados à doença, podem agendar o teste sorológico, que deverá ser realizado por sistema eletrônico. Não será aceita qualquer outra forma de acesso ao teste sorológico.
 
O posto de coleta da ENSP está localizado na tenda externa (instalada entre o prédio Torres Homem e o Laboratório do Sono do Cesteh). O profissional deverá comparecer ao local no dia e horário agendados, via sistema, utilizando máscara de proteção e documento de identificação funcional. O resultado do exame é disponibilizado no prazo de 24 horas na mesma plataforma de agendamento e poderá ser consultado pelo trabalhador testado. Cabe ressaltar que os trabalhadores lotados na ENSP somente podem agendar e realizar o exame no posto de coleta da Escola.
 
Os trabalhadores lotados no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) têm acesso ao teste sorológico no próprio campus em dias específicos, que são divulgados pela chefia do Centro. A iniciativa faz parte do inquérito epidemiológico da Fiocruz destinado aos trabalhadores da instituição, cuja conclusão de sua primeira fase deverá ocorrer no mês de julho. O exame busca detectar a presença ou ausência de anticorpos (IgG e IgM) que identifiquem pessoas que, possivelmente, já tenham tido algum contato com o vírus e, portanto, gerado anticorpos.
 
"O resultado do teste não dá garantia de proteção individual, já que pode haver falsos positivos e falsos negativos. O objetivo da testagem em massa é medir o nível de imunidade comunitária e permitir que, a partir de amostragem ampla, outras ações institucionais sejam planejadas. Por isso, é importante que sejam mantidas as medidas de proteção e segurança, tanto individuais como coletivas, ou seja, o distanciamento, uso de máscara, etiqueta respiratória e higienização das mãos, independentemente do resultado", conforme orienta a Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz).
 
Caso o trabalhador apresente sintomas compatíveis com a Covid-19, o mais indicado é realizar o exame RT-PCR, que poderá ser agendado pelos telefones abaixo:
 
Trabalhadores do Campus Manguinhos
Telefones (21) 2598-2830 e 2598-2873, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 16 horas.
 
 
Trabalhadores do Campus Jacarepaguá (CRPFH/ENSP) 
Telefones (21) 2448-6958 e 2448-6827, às 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira, das 9 às 16 horas.

Nenhum comentário para: Testagem sorológica para Covid-19 na ENSP segue aberta até 5 de agosto