Busca do site
menu

ENSP celebra Dia da Mulher com debate e exibição de filme

ícone facebook
Publicado em:06/03/2020
ENSP celebra Dia da Mulher com debate e exibição de filmeNo dia 9 de março, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca realizará uma semana comemorativa em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A data, uma das poucas não elaboradas pelo comércio, tem sua origem fundamentada na luta histórica das mulheres pela igualdade de gênero. Em 2020, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem como mote da comemoração Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres. Portanto, esta é mais uma oportunidade de dar visibilidade à resitência e luta das mulheres.
 
Segundo a ONU, o ano de 2020 é crucial para o avanço da igualdade de gênero em todo o mundo, pois a comunidade global fará um balanço dos progressos alcançados aos direitos das mulheres desde a adoção da Plataforma de Ação de Pequim. Este ano, também marcará vários outros momentos decisivos no movimento de igualdade de gênero: os cinco anos de adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o 20º aniversário da Resolução 1325 sobre Mulheres,  Paz e Segurança do Conselho de Segurança da ONU e o 10º aniversário de criação da ONU Mulheres.
 
Este encontro é também uma oportunidade para refletirmos sobre as lutas que vêm sendo travadas pelas mulheres. O movimento mundial 8M defende o dia internacional de luta da mulher. A organização do Rio de Janeiro, que neste ano realizará uma passeata na Candelária, em 9/3, segunda-feira, às 17h -, tem o apoio de mulheres da Fiocruz que estão organizadas em um coletivo. No dia 9/3, elas realizarão um apitaço na frente do Castelo Mourisco , às 13h, e depois acontecerá uma marcha pelo campus convocando para o ato no final do dia. O lema trazido pelo movimento de mulheres da Fiocruz é: Sou mulher, sou Fiocruz! Defendo a ciência, defendo o SUS.       

 

Confira a programação da ENSP:

 
Na próxima segunda-feira, 9/3, às 10h30, no auditório térreo será transmitido o filme Estrelas além do tempo, do diretor Theodore Melfi, que conta a história de uma equipe de cientistas formada por mulheres afro-americanas, sendo essenciais para a vitória dos Estados Unidos sobre a Rússia na Guerra Fria.
 
Na parte da tarde, a mesa Os Desafios, as Dores e os Contratempos de Ser Mulher terá início às 13h30. A assistente social responsável pelo planejamento familiar do Centro de Saúde Escola Germano Sinval (CSEGSF/ENSP), Márcia Freitas, falará sobre a Saúde Sexual da Mulher. A médica da família e comunidade, mestre em Saúde da Família pela Uerj, Evelin Gomes Esperandio, debaterá a Violência Íntima: experiência de mulheres na atenção primária. Maternidade x trabalho também serão abordados com as enfermeiras do Projeto Diálogos com a Enfermagem, do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust), Michele Calda e Isis Letícia. 

 

ENSP celebra Dia da Mulher com debate e exibição de filme

 
A oficina Um olhar para o despertar feminino será ministrada pela facilitadora Deva Kamalinii, na sala M, e contará com meditação, respiração e exercícios corporais. A atividade necessita de inscrição prévia. Inscreva-se aqui
 
Nos outros dias, de 10 a 13, as atividades, tais como bazar de troca consciente, aula de Yoga, ginástica laboral, automaquiagem e roda de conversa serão realizadas no pátio da ENSP.
 
A auriculoterapia e o reike também serão atividades disponíveis ao decorrer da semana, que precisarão de inscrições.
 
Inscreva-se na auriculoterapia aqui
 
Inscreva-se no Reike aqui
 
Confira toda a programação abaixo:
 
ENSP celebra Dia da Mulher com debate e exibição de filme

 



Nenhum comentário para: ENSP celebra Dia da Mulher com debate e exibição de filme