Busca do site
menu

Pesquisadores comentam lei goiana que permite extrair amianto para exportação

ícone facebook
Publicado em:29/07/2019

Pesquisadores comentam lei goiana que permite extrair amianto para exportaçãoA Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6200) para questionar a Lei 20.514 do Estado de Goiás, do dia 16 de julho, que autoriza em seu território a extração e o beneficiamento do amianto crisotila para exportação.

Leia mais:

+ENSP/Fiocruz se posiciona contrária à exportação do amianto.
+Amianto: Legislativo busca reverter banimento.
+Pela proibição do uso do amianto no Brasil e no mundo.
+Diretor da ENSP comenta decisão do STF sobre uso de amianto no Brasil.


Segundo a assessora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), Fernanda Giannasi, a mina não foi reaberta e não foi suspendida a Lei 20.514, que é inconstitucional desde sua criação. 


Na ação, a ANPT afirma que a lei goiana afronta os direitos fundamentais à saúde, à proteção contra os riscos laborais e ao meio ambiente adequado, previstos na Constituição da República. Lembra que, no julgamento conjunto das ADIs 3937, 3470, 3357, 3356 e 4066 e da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 109, o STF declarou a inconstitucionalidade do artigo 2º da Lei federal 9.055/1995, que permitia a extração, o beneficiamento, o transporte, a industrialização e a exportação do amianto crisotila, e reconheceu a validade de leis estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco e de lei do Município de São Paulo que proíbem tais atividades econômicas em seus respectivos territórios.

Na decisão, segundo a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, o Supremo levou em consideração, entre outros pontos, o conhecimento científico consolidado há décadas a respeito da lesividade do amianto em todas as suas variedades e a inexistência de limites seguros para a exposição ao minério.

A intenção da Assembleia Legislativa de Goiás com a edição essa norma, resaslta a entidade, foi de permitir a continuidade da extração e do beneficiamento do amianto crisotila na cidade de Minaçu mesmo após a decisão do STF. A associação lembra, contudo, que a pretensão de continuidade do funcionamento da mina Cana Brava, localizada no município, está pendente de análise nos autos das ADIs 3406 e 3937, em sede de embargos de declaração.

Segundo a ANPT, a iniciativa "configura não apenas imersão do Poder Legislativo na esfera do controle concentrado de constitucionalidade atribuído ao STF, como também nítida usurpação da prerrogativa concedida a este último de modular os efeitos das decisões proferidas em sede de controle de constitucionalidade, em evidente afronta ao princípio da separação de poderes".

A entidade pede a concessão de liminar para suspender os efeitos da Lei estadual 20.514/2019 e, no mérito, sua declaração de inconstitucionalidade. O relator da ação é o ministro Alexandre de Moraes.

*Com informações do Supremo Tribunal Federal

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Pesquisadores comentam lei goiana que permite extrair amianto para exportação