Busca do site
menu

XV Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família começa em 8 de maio

ícone facebook
Publicado em:30/04/2019
XV Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família começa em 8 de maioDe 8 a 10 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá a 15ª Edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2019, o evento coincide com o início da 15ª turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e as discussões começam abordando o contexto histórico-social em um Brasil forjado na escravidão. O acesso a saúde dos usuários invisibilizados e as perspectivas diante do cenário do município do Rio de Janeiro, estão entre os temas que serão discutidos aos longo dos três dias de debates. O evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Todas as atividade do Ciclo de Debates acontecerão no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). 

“O evento é um convite ao debate. Convocamos alunos da escola, trabalhadores, residentes, trabalhadores da ESF e da saúde como um todo porque é uma possibilidade de promovermos discussões. A questão maior é a produção de conhecimento de uma forma compartilhada, de forma que possamos nos aprofundar nessa temática”, destacou a coordenadora da atividade, Maria Alice Pessanha.

A mesa de abertura, na quarta-feira, 8 de maio, abordará O contexto histórico-social em um Brasil forjado na escravidão. Marcado para às 8h30, o debate contará com a exposição da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jaqueline Muniz, e da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Katiúscia Ribeiro, sob a coordenação da pesquisadora da ENSP, Vera Lúcia Luiza.

Na quinta-feira, 9 de maio, o tema da discussão será sobre o Acesso a saúde: usuários invisibilizados. A mesa contará com a participação da representante da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Helen Barbosa, e da representante da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), Fernanda Oliveira. A coordenação do debate ficará a cargo do residente da ENSP, Alisson Malheiros.

No último dia de discussões o debate será sobre as Perspectivas diante do cenário do município do Rio de Janeiro. A mesa terá exposição da representante da SMS-RJ, Ana Beatriz Busch, e da professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Mariana Nogueira. O debate será coordenado pelo pesquisador visitante da ENSP, o vereador Paulo Pinheiro.

A atual edição do Ciclo contará ainda com a tradicional formatura da 13ª turma dos residentes, marcada para a tarde último dia de debates, sexta-feira, 10 de maio, às 14 horas, no auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo - auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) .

Para Maria Alice Pessanha, o Ciclo de Debates é um espaço para privilegiar a discussão sobre saúde em um contexto de desmonte das políticas públicas e ataques aos processos democráticos inclusivos. "Os temas das mesas estão articulados, saindo de discussões macroestruturantes para aspectos mais palpáveis que expressam as práticas de saúde na estratégia", destacou ela.

Confira a programação completa do XV Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família.

XV Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família começa em 8 de maio
 


Nenhum comentário para: XV Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família começa em 8 de maio