Busca do site
menu

Inscrições abertas para diversos cursos lato sensu na ENSP

ícone facebook
Publicado em:24/07/2018
Inscrições abertas para diversos cursos lato sensu na ENSPA ENSP está com inscrições abertas para vários cursos em diferentes níveis de formação: especialização, qualificação profissional, atualização, capacitação e formação continuada, tanto presencial como à distância. São muitas as oportunidades. Acompanhe as notícias e confira todas as informações disponíveis nos editais. 
 
 
O objetivo do curso é a melhoria dos serviços de saúde prestados no Sistema Único de Saúde (SUS) à população, fortalecendo a gestão de qualidade dos processos de trabalho. A garantia de direitos e a incursão para melhoria das ações e serviços de saúde se colocam como centrais para a qualidade das ouvidorias do SUS. Neste sentido, a institucionalização da acreditação de ouvidorias dos SUS, se apresenta como um desafio estratégico e ao mesmo tempo, um dispositivo de fortalecimento do sistema. O curso é destinado a profissional de nível superior, com experiência em educação, saúde e avaliação e conhecimento de ouvidoria do SUS. Ao todo, 21 vagas estão disponíveis. 
 
Inscrições: até 24 de julho
 
 
 
O objetivo do curso é desenvolver o pensar sobre a importância do processamento dos produtos hospitalares de forma segura, por meio da promoção da contenção biológica, assegurando práticas de assistência eficientes para usuários e segurança para trabalhadores na Atenção à Saúde do SUS. O curso é voltado a profissionais de nível médio, das áreas de Odontologia e Enfermagem, que atuem em Central de Material e Esterilização das Unidades de Atenção à Saúde do SUS. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis. 
 
Inscrições: até 2 de agosto
 
 
 
Aprimorar o senso crítico dos alunos acerca das adequações, limitações e possibilidades dos diferentes métodos, técnicas e ferramentas visando ações factíveis, possíveis e eficazes, em consonância com as diferentes realidades socioambientais brasileiras, com base em informações atualizadas sobre o escopo teórico dos procedimentos de controle de vetores, da biologia e comportamento do vetor, e da história do controle do Aedes aegypti, é o principal objetivo do curso, destinado, preferencialmente, a profissionais ou gestores de nível superior ou médio que estejam envolvidos nos serviços do controle do Aedes aegypti na esfera do SUS; gestores ou em cargos de chefia; e profissionais envolvidos em projetos de pesquisas relacionados ao controle do Aedes aegypti, inclusive os projetos acadêmicos de pós-graduação. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis. 
 
Inscrições: até 9 de agosto
 
 
 
Oferecido na modalidade presencial, a proposta visa apresentar os sistemas de disposição oceânica como possível alternativa para o destino final de efluentes domésticos em regiões costeiras. Segundo o coordenador Renato Castiglia, pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, a formação inclui uma abordagem que engloba diferentes áreas de conhecimento referentes a noções básicas de oceanografia, diluição, dispersão e degradação do efluente em águas costeiras. O curso oferece 30 vagas, destinadas a profissionais de engenharia, arquitetura e áreas afins. O curso tem como base a integração de tópicos referentes ao tema emissários submarinos de esgotos ministrado de forma complementar a cursos e disciplinas referentes ao tratamento e sistemas de esgotamento sanitário.
 
Inscrições: até 9 de agosto
 
 
Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua (com ênfase nas equipes do Consultório na Rua - eCR)
 
 
O objetivo do curso é qualificar equipes multiprofissionais, em especial os profissionais que atuam nas equipes dos Consultórios na Rua (eCR), para a atenção integral às pessoas em situação de rua, em consonância com as diretrizes técnicas e políticas propostas para esta estratégia; bem como contribuir para a articulação em rede entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas), visando ampliar e qualificar o acesso de pessoas em situação de rua à atenção necessária; e ainda formar “profissionais-multiplicadores” de boas práticas na atenção integral mencionada. A qualificação profissional é oferecida em nível de formação continuada (para nível básico e superior), na modalidade a distância com encontros presenciais. Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas, 8 delas para aproveitamento imediato e 12 para eventual convocação a partir das necessidades do curso. 
 
Inscrições: até 9 de agosto
 
 
 
A formação visa qualificar equipes multiprofissionais, em especial os profissionais que atuam nas equipes dos Consultórios na Rua (eCR) para a atenção integral às pessoas em situação de rua, em consonância com as diretrizes técnicas e políticas propostas para essa estratégia; bem como contribuir para a articulação em rede entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (Suas); e ainda formar profissionais-multiplicadores de boas práticas na atenção integral às pessoas em situação de rua, em consonância com as diretrizes técnicas e políticas supramencionadas. Ao todo, estão sendo oferecidas 400 vagas, com o objetivo de contemplar todas as equipes de eCR implantadas no território nacional. O curso de qualificação profissional em nível de formação continuada (para nível básico e superior) é desenvolvido na modalidade à distância, com encontros presenciais.
 
Inscrições: até 17 de agosto
 
 
Seu objetivo é capacitar os profissionais de saúde de nível superior que atuam na atenção à saúde da mulher, da criança e da família no desenvolvimento de ações promotoras do aleitamento materno. Além de buscar atualizar e promover um olhar ampliado sobre o tema com esses profissionais de saúde, o curso intenciona melhorar a qualidade da assistência prestada, promover, apoiar e incentivar o aleitamento materno, tendo em vista o aumento das taxas de aleitamento exclusivo e de doação de leite humano para bancos de leite. Ao todo, 25 vagas estarão disponíveis, voltadas a profissionais de nível superior que atuam na atenção à saúde da mulher da criança e da família e tenham potencial para se tornar multiplicadores.
 
Inscrições: até 15 de agosto
 

Seções Relacionadas:
Editais Ensino

Nenhum comentário para: Inscrições abertas para diversos cursos lato sensu na ENSP