Busca do site
menu

Conheça os integrantes do Conselho Consultivo da ENSP

ícone facebook
Publicado em:16/07/2018

Conheça os integrantes do Conselho Consultivo da ENSP

Beatriz Costa Barbosa
 
Jornalista, compõe a Coordenação Executiva do Intervozes. Especialista em Direitos Humanos pela USP e mestre em políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas. É integrante da Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas e é coautora dos livros A Sociedade Ocupa a TV – O caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia e A quem pertence o corpo da mulher.
 
João Pedro Agostini Stedile
 
Graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México. Participa, desde 1979, das atividades da luta pela reforma agrária no país, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do qual é também um dos fundadores. É autor ou coautor de diversos livros sobre a questão agrária e sobre questões políticas: Brava Gente: a Trajetória do MST e a Luta Pela Terra no Brasil; Classes Sociais em Mudança e a Luta pelo Socialismo; A Questão Agrária no Brasil: o Debate Tradicional: 1500-1960; Questão Agrária no Brasil: o Debate na Esquerda: 1960-1980; A Questão Agrária no Brasil: Programas de Reforma Agrária: 1946-2003 e Leituras da Crise.
 
Jorge Alves de Almeida Venâncio
 
Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep - 2013-2017, membro titular do Conselho Nacional de Saúde, secretário de Saúde do Trabalhador da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – CGTB, Médico (UFRJ).
 
Luiz Roberto Santos Moraes
 
Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (1973), com especialização em Engenharia Sanitária e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Engenharia Sanitária pela Delft University of Technology-NE (1977) e doutorado em Saúde Ambiental pela University of London-UK (1996). Fez estágio pós-doutoral em Gestão de Saneamento Básico na Universidade do Minho-PT (2005), em Saneamento Ambiental e Saúde na Universitat de Barcelona-ES (2013-2014) e em Política e Gestão de Resíduos Sólidos no Instituto Politécnico de Viana do
Castelo-PT (2017). Professor titular em Saneamento (aposentado) e Participante Especial (voluntário) do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento (Maasa) da Escola Politécnica, do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho-PPgSAT da Faculdade de Medicina da Bahia e da Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia-RAU+E da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Editor da Revista Eletrônica Gestão e Tecnologias Ambientais (Gesta), da UFBA, UFRB,
UEFS, UCoimbra-PT e UMinho-PT, membro do Conselho Editorial Científico da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e da Revista Engenharia Civil/Civil Engineering da UMinho-PT. Um dos fundadores do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá). Tem trabalhado na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Saneamento Ambiental, principalmente nos campos do saneamento ambiental, saúde ambiental e política, gestão e planejamento de saneamento básico. 
 
Paulo Marchiori Buss
 
Pesquisador e professor titular da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz desde 1976. É membro titular da Academia Nacional de Medicina do Brasil (2005) e membro honorário da Academia Portuguesa de Medicina (2008) e da Academia Nacional de Medicina da Argentina (2011). É Doutor Honoris Causa pela Universidade Isalud, da Argentina (2010) e pela Universidade Nova de Lisboa, de Portugal (2011). Foi vice-presidente do Comitê Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) (2010-2011), no qual, por indicação do presidente da República representa o Brasil (2008-2011). Ademais, representou o Brasil nas sete últimas Assembleias Mundial de Saúde (2005 a 2011). Foi presidente da Fiocruz por dois mandatos (2001-2008) e diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz por duas vezes (1989-1992 e 1998-2000), tendo também sido vice-diretor da ENSP (1985-1989) e vice-presidente da Fiocruz (1992-1996). Atualmente, é diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz. Representa o Brasil no Conselho de Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Recebeu da Presidência da República a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Médico (2010) e a Ordem de Rio Branco (2007), esta por relevantes serviços prestados à política externa.
 
Roberto Leher
 
Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Políticas e Instituições Educacionais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Integra Comitês Editoriais de vários periódicos, entre eles: Educação e Sociedade, Margem Esquerda, Outubro, Temporalis, Trabalho Necessário, Humanidades (Costa Rica) e Universidade e Sociedade. Professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes. Bolsista sênior da Cátedra sobre desenvolvimento Ipea-Capes (2011 e 2012), pesquisador do CNPq e bolsista do programa Cientistas de Nosso Estado (Faperj).
 
Virginia Fontes
 
Historiadora, com mestrado na UFF (1985) e doutorado em Filosofia - Université de Paris X, Nanterre (1992). Atua na pós-graduação em História da UFF, onde integra o NIEP-MARX - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o marxismo, e na Fiocruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), onde também coordenou e participa de curso de Especialização. Principais áreas de atuação: Teoria e Filosofia da História, Epistemologia, História do Brasil República, História Contemporânea. Autora de Reflexões Impertinentes (2005), de O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história (2010), e de inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais. Docente da Escola Nacional Florestan Fernandes-MST. Coordenadora do GT História e Marxismo-Anpuh. Integra
diversos conselhos editoriais no país e no exterior.
 

Seções Relacionadas:
Conselho Consultivo ENSP

Nenhum comentário para: Conheça os integrantes do Conselho Consultivo da ENSP