Busca do site
menu

Abrascão 2018: Seminário preparatório debate 30 anos de APS no SUS nesta terça-feira (20/3)

ícone facebook
Publicado em:19/03/2018
Abrascão 2018: Seminário preparatório debate 30 anos de APS no SUS nesta terça-feira (20/3)O ano de 2018 traz um conjunto de efemérides que marcam a história, os caminhos e os desafios dos modelos e das formas de prestação da saúde. Em setembro, a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde e a sua Declaração de Alma-Ata completam 40 anos, enquanto o SUS e o direito universal à saúde, como expressos na Constituição Cidadã, celebram 30 anos. Olhar o passado, revisitar os processos, analisá-los com as lentes do presente e desdobrá-los para os próximos anos são as propostas trazidas pelo seminário De Alma Ata à Estratégia Saúde da Família: 30 anos de APS no SUS - avanços, desafios e ameaças, atividade preparatória do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), que acontecerá nos dias 20 e 21 de março, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). A atividade será coordenada pela pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Ligia Giovanella, e pretende discutir os desafios para a garantia do cuidado integral universal no SUS, além de propor uma agenda política estratégica para a atenção primária à saúde. O evento contará com transmissão on-line.

Promovido pela Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS), da Abrasco -, o objetivo primeiro do seminário é debater uma agenda política estratégica para a Atenção Primária no SUS frente aos desafios sempre presentes na APS no SUS, às recentes mudanças da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e aos debates internacionais. Além desse, o evento quer ser uma atividade de aglutinação e contribuição ao Abrascão, apresentando ao seu final um documento síntese para compor o “Caderno sobre o SUS, direitos e democracia”, a ser organizado pela Associação ao final do Congresso.

Segundo a coordenadora do seminário, Ligia Giovanella, "na última década observaram-se inegáveis avanços na Atenção Primária à Saúde no SUS com ampliação da oferta, facilitação do acesso, maior disponibilidade de serviços de procura regular e mudança do modelo assistencial com a implantação da Estratégia Saúde da Família, que tiveram repercussões positivas sobre a saúde da população como evidenciado por muitas pesquisas. Não obstante, permanecem muitos desafios para a garantia do cuidado integral universal no SUS".

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados na temática. Serão disponibilizados no site da Rede APS documentos prévios para auxiliar no debate. Haverá transmissão on-line da sessão do primeiro dia (20). À tarde, os participantes se dividirão em grupos temáticos. No dia seguinte (21) será elaborada uma síntese das discussões com os subsídios para o documento final do Abrascão, seguida de reunião do comitê gestor da Rede APS.

Pesquisadores integrantes da Rede de Pesquisa em APS elaboraram textos sobre diversos destes desafios que servirão de subsidio para o debate. Os textos estão disponíveis no site da Rede APS.

A comissão organizadora do seminário é composta por Luiz Augusto Facchini (UFPel); Ligia Giovanella (ENSP/Fiocruz); Charles Tesser (UFSC); Márcia Guimarães (ISC/UFF); Claunara Mendonça (UFRGS e GHC); Rosana Aquino (ISC/UFBA); Marcia Fausto (ENSP/Fiocruz); Helena Seidl (ENSP/Fiocruz); e Inaiara Bragante (Rede APS). Confira a matéria  no site da Rede APS e veja abaixo a programação. 

Serviço:

Seminários Preparatórios Abrascão 2018: “De Alma Ata à Estratégia Saúde da Família: 30 anos de APS no SUS – avanços, desafios e ameaças”
Data: 20 de março de 2018 – das 9h às 17h
Local: Auditório térreo da ENSP/Fiocruz
Endereço: : R. Leopoldo Bulhões, 1480 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ

Abrascão 2018: Seminário preparatório debate 30 anos de APS no SUS nesta terça-feira (20/3)

Acesse o site da Abrasco e veja a programação completa do seminário

 


Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Informe ENSP
Seções Relacionadas:
Abrasco 2018 Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Abrascão 2018: Seminário preparatório debate 30 anos de APS no SUS nesta terça-feira (20/3)