Busca do site
menu

ENSP debate sociedade e saúde em tempos de crise nesta quinta-feira (22/2)

ícone facebook
Publicado em:31/01/2018
ENSP debate sociedade e saúde em tempos de crise nesta quinta-feira  (22/2)Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, às 13h30, será realizada na ENSP a aula inaugural do curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Ele está em sua terceira edição, e neste ano o tema central será O Brasil tem jeito? Sociedade e saúde em tempos de crise. Para debater e questionar o papel de cada um como cidadão, e, mais do que isso, como aluno, pesquisador e profissional que produz ciência e saúde, a coordenação do mestrado organizou este debate, que traz como convidado o sociólogo Jessé Souza. A aula também terá como debatedor o ex-diretor da ENSP e coordenador do Centro de Estudo Estratégicos da Fiocruz (CEE), Antônio Ivo de Carvalho. O evento é aberto a todos, não sendo necessário inscrição prévia.

O mestrado é coordenado pelas pesquisadoras da ENSP, Elyne Engstrom e Virginia Hortale. De acordo com elas, uma sociedade em crise, preocupada com os males instaurados no Estado brasileiro, provoca tensões e inseguranças nas políticas sociais e econômicas, o e que afeta diferentes esferas do país. E a saúde pública, nosso bem maior, fruto de conquistas históricas, não passa longe, muito menos ilesa por essa crise. Como afirma o sociólogo Jessé Souza, em sua publicação mais recente A Elite do Atraso – da Escravidão à Lava Jato, "quem controla a produção das ideias dominantes que ajudam a interpretar o mundo, também o controla.  Hoje é a ciência que decide o que é verdadeiro ou falso".

O mestrado

O curso é uma proposição da ENSP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/Rio), e tem por finalidade fomentar a produção de novos conhecimentos e inovação na Atenção Primária à Saúde na cidade do Rio de Janeiro, integrando parcerias entre instituições acadêmicas e a rede municipal de saúde. Ele visa ampliar o desenvolvimento de competências que qualifiquem o trabalho na Atenção Primária à Saúde com Ênfase na Estratégia Saúde da Família e contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde

O convidado

Jessé Souza é formado em direito pela Universidade de Brasília, concluiu o mestrado em sociologia pela mesma instituição e realizou seu doutorado também em sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, Alemanhã, país onde obteve livre docência nesta mesma disciplina na Universität Flensburg. Ele fez ainda pós-doutorado em sociologia na New School for social research, em Nova Iorque.

Jessé escreveu como autor e organizador 27 livros, além de mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas línguas, sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. Ele foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e atualmente é professor titular da Universidade Federal do ABC.

Ele também publicou os livros A tolice da inteligência brasileira, em 2015, e A radiografia do golpe, em 2016, ambos pela editora Leya. Em 2017 publicou Inequality in capitalist Soceties, pela editora Routledge, em co-autoria com Boike Rehbein e Surinder Jodkha. Sua última obra foi A elite do Atraso: da escravidão à Lava Jato, publicado em 2017.

ENSP debate sociedade e saúde em tempos de crise nesta quinta-feira  (22/2)

 


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: ENSP debate sociedade e saúde em tempos de crise nesta quinta-feira (22/2)