Busca do site
menu

Seminário internacional a Epidemia das Drogas Psiquiátricas: causas, danos e alternativas

ícone facebook
Publicado em:19/10/2017
Seminário internacional a Epidemia das Drogas Psiquiátricas: causas, danos e alternativasNos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2017, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) sediará o Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Consequências e Alternativas. O objetivo deste Seminário é contribuir para o conhecimento e ações sobre as causas e os riscos do atual modelo de doença da psiquiatria na abordagem do sofrimento psíquico, as interfaces com o processo de produção e consumo de drogas psiquiátricas, assim como para a construção de alternativas terapêuticas na atenção psicossocial.
 
O Seminário ocorre em um contexto em que internacionalmente está ocorrendo o avanço incomensurável do fenômeno da medicalização do sofrimento psíquico e dos comportamentos sociais considerados normativamente indesejáveis. Através da inflação de categorias de diagnóstico psiquiátrico, praticamente ninguém é normal, na medida em que virtualmente todos são pacientes psiquiatrizáveis e a serem tratados pelo sistema de saúde. E o tratamento hegemônico é de natureza bioquímica, baseado no pressuposto que os “transtornos psíquico” diagnosticados são causados por “desequilíbrios químicos” no cérebro, corrigidos por drogas psiquiátricas. A consequência é que a sociedade sofre de uma epidemia de transtornos psiquiátricos.
 
Embora o pensamento dominante considere que esse fenômeno se deva aos avanços da habilidade médica em identificar doenças mentais e à descoberta de novos medicamentos, muitos renomados pesquisadores e profissionais do campo da saúde mental têm outras compreensões deste fenômeno. 
 
Evidências científicas e experiências concretas demostram que existem alternativas viáveis e seguras para a “desmedicalização”. O que para nós brasileiros é da maior importância, na medida em que tomamos consciência das consequências iatrogênicas do modelo biomédico que hoje domina o campo da saúde mental.
 
Levando em consideração o papel-chave da Fiocruz na pesquisa e na formação de profissionais de saúde pública, e na construção de tecnologias de saúde com impacto positivo na promoção da saúde coletiva, O Seminário reunirá cientistas e intelectuais de renome nacional e internacional para refletir sobre as dimensões do processo de medicalização e para trocar experiências sobre as alternativas a epidemiologia das drogas psiquiátricas.
 
Alguns dos palestrantes com presença já confirmada:
 
Convidados Internacionais:
 
Robert Baird Whitaker, é jornalista e escritor, tendo publicado dois livros sobre a história da psiquiatria: “Mad in America” (2002) e “Anatomy of an Epidemic” (2010) - este em versão para o português pela editora Fiocruz. Ele é coautor, com Lisa Cosgrove, do livro “Psychiatry Under the Influence” (2015).
Jaakko Asko Tapio Seikkula, é professor e vice-diretor no departamento de Psicologia da Universidade Jyvaskyla na Finlândia. Seikkula é especialmente conhecido pelo desenvolvimento da direção da terapia “Open Dialogue" (Dialogo-Aberto), usada para o tratamento de psicoses.
Laura Delano, é uma sobrevivente em psiquiatria que escreve sobre seus treze anos de doutrinação psiquiátrica e como foi sair do tratamento centrado nas drogas psiquiátricas.
Alejandra Barcala, diretora do Programa de Doutorado de Saúde Mental Comunitária na Universidade Nacional Lanús, Argentina.
Cecília Ausburguer, docente do programa de doutorado em saúde mental comunitária da Universidade Nacional de Lanús, Argentina.
Andrés Techera, Psicólogo e Docente do APEX na Universidade da República do Uruguai.
Nelson de Leon, é docente da faculdade de Psicología na Universidade da República do Uruguai, organizador do livro “Salud Mental en debate” (2013). É membro da Assembleia Instituinte para a Saúde Mental, Desinstitucionalização e Vida Digna (UY).
Debora Gribov, é professora titular da Universidade da República do Uruguai (UDELAR) e ex-membro da Associação de Professores da UDELAR. Trabalho no programa de Atenção a família buscando ampliar o atendimento interdisciplinar a pacientes grávidas e de primeira infância em risco sociossanitário no município de Montevidéu.
Maria José – Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade da República do Urugua (UDELAR)
 
Convidados Nacionais:

Biancha Angelluci
Cecília Collares
Helena Rego Monteiro
Maria Aparecida Moyses
Rogerio Giannini
Rossano Cabral Lima – Professor do IMS/UERJ
Walter Ferreira Oliveira – Professor da UFSC, Presidente da Abrasme
 

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Seminário internacional a Epidemia das Drogas Psiquiátricas: causas, danos e alternativas