Busca do site
menu

Atividades encerram semana de combate à tuberculose

ícone facebook
Publicado em:23/03/2017

Na semana de 20 a 24 de março de 2017, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz) - instituição nacional de referência do SUS para a TB e outras pneumopatias - promove uma série de mobilizações a fim de marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A programação reúne palestras, apresentações e exposições culturais e artísticas. As ações também preveem  a iluminação do Castelo da Fiocruz com a cor vermelha, de 20 a 27 de março, e da estátua do Cristo Redentor, no dia 24, para marcar o dia de combate.  Na sexta-feira, no auditório do CRPHF, haverá a divulgação do documento Unidos pelo fim da TB. Cada palavra conta: linguagem e uso sugeridos para comunicações em Tuberculose – Stop TB Partnership/Unops, e a palestra Saúde, linguagem e estigma, a ser proferida pelo pesquisador Caco Xavier. Confira a programação completa.

Evento no Hélio Fraga

No dia 24 de março, a partir das 9h, no auditório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, haverá a divulgação do documento Unidos pelo fim da TB. Cada palavra conta: linguagem e uso sugeridos para comunicações em Tuberculose – Stop TB Partnership/Unops, cuja tradução foi feita pelo pesquisador do CRPHF Pablo Dias Fortes. Já a palestra Saúde, linguagem e estigma, proferida pelo pesquisador da ENSP, Caco Xavier, que é filósofo e antropólogo, acontecerá às 10 horas. Em seguida, ocorrerá um debate com o público. Durante toda a manhã, Marcio Arte, grafiteiro, realizará, no muro do Centro de Referência, uma intervenção, que será inaugurada no mesmo dia. A ação tem apoio da Asfoc.

"Essa atividade objetiva promover o debate público em torno da importância do papel da linguagem e da comunicação em saúde no combate ao estigma sofrido pelas pessoas afetadas pela tuberculose", afirmou Pablo Fortes.

 
Atividades encerram semana de combate à tuberculose
 
Ainda no dia 24 de março, o chefe do CRPHF, Otávio Porto, participará do debate público da Frente Parlamentar em Apoio ao Combate à Tuberculose, ocasião em que falará sobre o panorama global da doença. O convite foi feito pelo presidente da Frente, o vereador Alexandre Arraes, e acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro. 
 
Na mesma data, a prefeitura municipal de Itaboraí realizará a ação Todos juntos pelo fim da tuberculose. Organizada pela Coordenação de Controle da TB, da Subsecretaria de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde do município, a atividade inaugura, no município, a exposição itinerante do Museu da Vida (Fiocruz) Imagens da Peste Branca: Memória da tuberculose, que busca mostrar a seu visitante como a tuberculose vem sendo tratada e pesquisada desde o século XX até os dias de hoje. Além de cartazes, fotografias, documentos e objetos da história da tuberculose, a mostra traz o cenário de um consultório médico dos anos 1930/40, quando a doença ainda era tratada por meio de cirurgias. A exposição retrata, também, o lado romântico da tuberculose, mostrando como era comum poetas e artistas escreverem sobre ela. 
 
A pesquisadora do CRPHF Gloria Regina Coelho da Motta inaugurará a exposição. O evento em Itaboraí conta ainda com a apresentação da poesia Pneumotorax, de Manuel Bandeira, e da esquete teatral A peleja de Zeneide e Fortunato contra o terrível Beka, de Irene Leonore Goldschmidt, do Fundo Global Tuberculose Brasil, MS. 
 
Atividades encerram semana de combate à tuberculose
 
 
Iluminação do Castelo

Durante essa semana de mobilização, de 20 a 27 de março, o Castelo da Fiocruz permanecerá iluminado de vermelho, marcando a campanha. A ação é uma iniciativa da Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz (CCS), sob a responsabilidade do Departamento de Patrimônio Histórico, da Casa de Oswaldo Cruz (DPH/COC/Fiocruz). Além do pavilhão Mourisco - nome oficial do Castelo da Fundação -, a estátua do Cristo Redentor também será iluminada com a cor vermelha no dia 24/3. A cor escolhida remonta a uma história secular. Em 1902, a Central Oficial para Prevenção da Tuberculose foi estabelecida em Berlim, na Alemanha, e adotou como símbolo a Cruz de Lorena, que tem como representação gráfica uma cruz dupla vermelha. O símbolo foi proposto pelo médico francês Gilbert Sesiron com o objetivo de representar as cruzadas no combate contra a tuberculose. No Brasil, a utilização da Cruz de Lorena como representação dessa luta pôde ser vista a partir da segunda década do século XX em cartazes desenhados pela Inspetoria de Profilaxia da Tuberculose, órgão subordinado ao Departamento Nacional de Saúde, criado em 1920 pelo governo federal.
 
Atividades encerram semana de combate à tuberculose
 
 
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz) fica localizado na Estrada de Curicica, n. 2.000 - Curicica, Rio de Janeiro. 
 
Foto Castelo: Peter Ilicciev


Nenhum comentário para: Atividades encerram semana de combate à tuberculose