Busca do site
menu

Último dia de inscrição para os cursos de mestrado e doutorado ENSP 2017

ícone facebook
Publicado em:27/09/2016

Último dia de inscrição para os cursos de mestrado e doutorado ENSP 2017Termina nesta terça-feira (27/9) o prazo de inscrição para os cursos de mestrado e doutorado (2017) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). As chamadas públicas para os Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP estão disponíveis na Plataforma Siga Fiocruz. Candidatos residentes no município do Rio de Janeiro devem, obrigatoriamente, entregar o formulário de inscrição, com a documentação exigida, no Serviço de Gestão Acadêmica (Seca), localizado no prédio da ENSP. Aqueles que residem em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro ou em outros estados do país podem entregar pessoalmente a documentação impressa no Seca (de acordo com o exigido para os candidatos residentes no município do Rio de Janeiro) ou enviá-la por correio eletrônico. Confira os editais.

● Mestrado Em Saúde Pública – 2017 (Leia o edital)

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (PPG-SP/ENSP) foi criado em 1977, sendo um dos mais antigos da área, no Brasil. Está sediado na ENSP, unidade de ensino, pesquisa e serviços de referência da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, cuja missão é formar e capacitar profissionais na área de Saúde Pública e para o sistema de Ciência e Tecnologia. O PPG-SP engloba o Doutorado, o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional. O curso de Mestrado Acadêmico do PPG-SP tem como objetivo preparar profissionais para a docência, a pesquisa e a gestão, numa perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. É credenciado pelo Conselho Federal de Educação. O PPG-SP está estruturado em áreas de concentração, a partir das quais o seu curso de Mestrado Acadêmico se organiza.

Áreas de concentração com vagas para o Mestrado Acadêmico 2017

● Abordagem Ecológica de Doenças Transmissíveis (05 vagas)
● Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde (23 vagas)
● Políticas Públicas e Saúde (10 vagas)
● Saúde e Sociedade (07 vagas)
● Saúde, Trabalho e Ambiente (09 vagas)
● Território, Vigilância e Avaliação das Condições de Saúde (10 vagas)
● Violência e Saúde (09 vagas)

Coordenação:
Dr.ª Cristiani Vieira Machado
Dr.ª Edinilsa Ramos de Souza

E-mails de contato:

posgrad-sp@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a orientadores e etapas do processo seletivo

selecaomestradosp@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a documentação e prazos


Doutorado em Saúde Pública (Leia o edital)

Objetivos do curso O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (PPG-SP/ENSP) foi criado em 1977, sendo um dos mais antigos da área, no Brasil. Está sediado na ENSP, unidade de ensino, pesquisa e serviços de referência da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, cuja missão é formar e capacitar profissionais na área de Saúde Pública e para o sistema de Ciência e Tecnologia. O PPG-SP engloba o Doutorado, o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional. O curso de Doutorado do PPG-SP tem como objetivo desenvolver o conhecimento científico, a capacidade de pesquisa e a habilidade docente. É de natureza multiprofissional, apresenta característica semitutorial e exige a obtenção de créditos em disciplinas comuns. Os orientadores são credenciados pela Comissão de Pós-Graduação e estão inseridos em áreas de concentração e em linhas de pesquisa.

Cordenação
Dr.ª Cristiani Vieira Machado
Dr.ª Edinilsa Ramos de Souza

E-mail de contato: 

posgrad-sp@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a orientadores e etapas do processo seletivo

selecaodoutoradosp@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a documentação e prazos


Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente (Leia o edital)

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, credenciado pelo Conselho Federal de Educação, tem como objetivo a capacitação de docentes, pesquisadores e gestores em saúde e ambiente, numa perspectiva interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, para a análise e proposição de soluções sobre os efeitos decorrentes das exposições ambientais na saúde humana. Está voltado para profissionais e pesquisadores das áreas de saúde e meio ambiente com formação, em nível de graduação, em diferentes campos do conhecimento e interessados na análise de problemas de saúde e ambiente. O Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente tem atualmente três áreas de concentração, a saber: Epidemiologia Ambiental; Gestão e Saneamento Ambiental; e Toxicologia Ambiental.

Áreas de concentração com vagas para o Mestrado Acadêmico 2017

● Epidemiologia Ambiental (04 vagas)
● Gestão e Saneamento Ambiental (10 vagas)
● Toxicologia Ambiental (10 vagas)

Coordenação
Dr.ª Liliane Reis Teixeira
Dr.ª Ariane Leites Larentis

E-mail de contato: 

posgrad-spma@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a orientadores e etapas do processo seletivo

selecaomestradoambiente@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a documentação e prazos


Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente (Leia o edital)

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, credenciado pelo Conselho Federal de Educação, tem como objetivo a capacitação de docentes, pesquisadores e gestores em saúde e ambiente, numa perspectiva interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, para a análise e proposição de soluções sobre os efeitos decorrentes das exposições ambientais na saúde humana. Está voltado para profissionais e pesquisadores das áreas de saúde e do meio ambiente com formação, em nível de graduação, em diferentes campos do conhecimento e interessados na análise de problemas de saúde e ambiente.

Coordenação
Dr.ª Liliane Reis Teixeira
Dr.ª Ariane Leites Larentis

E-mail de contato:

posgrad-spma@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a orientadores e etapas do processo seletivo

selecaodoutoradoambiente@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a documentação e prazos


Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública (Leia o edital)

O Mestrado Acadêmico em Ciências na área de Epidemiologia em Saúde Pública, credenciado pelo Conselho Federal de Educação, tem como objetivo a formação de docentes, pesquisadores e gestores numa perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. É desenhado para o aprofundamento do conhecimento técnico científico e acadêmico, possibilitando a formação de docentes para o ensino superior, bem como o desenvolvimento de competência para realizar pesquisas e desenvolver processos, produtos e metodologia em diferentes áreas, considerando os contextos epidemiológico, social e ambiental, nos cenários nacional e internacional.

Áreas de concentração com vagas para o Mestrado Acadêmico 2017

● Epidemiologia das Doenças Transmissíveis (05 vagas)
● Epidemiologia Geral (15 vagas)
● Epidemiologia, Etnicidade e Saúde (06 vagas)
● Métodos Quantitativos em Epidemiologia (12 vagas)

Coordenação
Dr.ª Letícia de Oliveira Cardoso
Dr.ª Maria de Fátima Rodrigues Pereira de Pina

E-mail de contato: 

posgrad-epi@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a orientadores e etapas do processo seletivo

selecaomestradoepi@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a documentação e prazos

 
 
O Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública, credenciado pelo Conselho Federal de Educação, tem como objetivo a formação de docentes, pesquisadores e gestores numa perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. É desenhado para capacitar profissionais no desenho, planejamento e análise de dados na pesquisa epidemiológica e na análise, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas públicas e tecnologias, considerando os contextos social e ambiental, nos cenários nacional e internacional. O Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública apresenta características tutoriais, com orientadores credenciados
 
Coordenação
Dr.ª Letícia de Oliveira Cardoso 
Dr.ª Maria de Fátima Rodrigues Pereira de Pina 
 
E-mail de contato:

posgrad-epi@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a orientadores e etapas do processo seletivo 

selecaodoutoradoepi@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a documentação e prazos 

Último dia de inscrição para os cursos de mestrado e doutorado ENSP 2017
 
Serviço de Gestão Acadêmica
Fundação Oswaldo Cruz 
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca 
Serviço de Gestão Acadêmica-SECA
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Térreo 21041-210 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Último dia de inscrição para os cursos de mestrado e doutorado ENSP 2017