Busca do site
menu

Faperj anuncia Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet em seu boletim

ícone facebook
Publicado em:15/07/2016
Faperj anuncia Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet em seu boletimA Faperj, por meio de seu boletim, divulgou matéria sobre Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet. A iniciativa é do pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), André Pereira Neto. O Selo foi lançado na abertura do 32º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Fortaleza, e tem como objetivo garantir que sites das secretarias municipais e estaduais de Saúde de todo o País estejam em conformidade com certos indicadores e critérios. Confira a matéria.
 
 
O crescimento exponencial da informação na Internet ao longo dos últimos anos afetou de diversas formas o dia a dia de muitas populações, principalmente nos centros urbanos. Para uma expressiva parcela dos que têm acesso à Internet, quando confrontados com alguma dúvida em relação a problemas de saúde, o primeiro impulso é conectar-se à rede mundial de computadores. Afinal, ali, as informações sobre saúde podem estar, com um pouco de sorte, a apenas um clique de distância. E já há, inclusive, quem chame o principal motor de buscas de “Doutor Google”. Com a expansão do acesso à rede, mais e mais pessoas são atraídas para essa opção. No entanto, nem toda informação disponível é confiável, atualizada e compreensível. Pensando nisso, o Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LaISS), vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), criou um mecanismo para avaliar a qualidade das informações em saúde que estão disponíveis na rede. Lançado no dia 4 de junho, na abertura do 32º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Fortaleza, o “Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet” já está em vigor e é a primeira iniciativa do tipo no Brasil.
 
Inicialmente, o projeto visa garantir que sites das secretarias municipais e estaduais de Saúde de todo o País estejam em conformidade com certos indicadores e critérios.  Segundo André Pereira Neto, coordenador do LaISS, o objetivo principal é melhorar os índices de desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS). “Quando o cidadão tem acesso à informação de qualidade, ele cuida melhor de si, busca prevenir-se de doenças e aumenta, também, sua adesão a possíveis tratamentos”, comenta. Ele acredita que os sites públicos de saúde devem se tornar uma referência para a população e, por esta razão, devem estar corretos. Em artigo intitulado "A saúde ao alcance de um clique?", publicado na edição nº 32, da revista Rio Pesquisa/Faperj, em setembro de 2015, Pereira Neto defendia a criação de um selo para certificar sites de saúde.
 
Para receber o selo, os sites das secretarias municipais e estaduais de Saúde devem se submeter a uma avaliação para verificar em que medida eles atendem a critérios como legibilidade (se o site é compreensivo por usuários) e acurácia (se a informação contida está correta e atualizada). A avaliação resultará em um diagnóstico contendo os níveis de conformidade que o site obteve em cada critério e indicador. Com este diagnóstico em mãos, o gestor do site fará as modificações necessárias para atender ao que for indicado na avaliação. Feitas as modificações, o site será avaliado mais uma vez por uma equipe composta por profissionais e usuários do SUS. Se obtiver mais de 80% de conformidade, o site será aprovado e poderá colocar no topo da página o “Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet”. Este selo indicará ao visitante que a informação disponível no site é confiável.
 
O LaISS está assumindo a responsabilidade de conferir o selo de qualidade após ter realizado, entre 2012 e 2015, três experiências de avaliação em sites diversos sobre tuberculose, dengue e aleitamento materno. Nenhum dos sites obteve mais de 60% de conformidade. Pereira Neto destaca que o que chamou mais atenção foi a dificuldade encontrada para compreender as informações disponíveis nos sites públicos, especialmente os do Ministério da Saúde.
 
A avaliação realizada nestas três experiências não contou apenas com a opinião de especialistas – teve, também, a participação de moradores da comunidade de Manguinhos, que fica na Zona Norte do Rio de Janeiro, junto ao campus da Fiocruz. Eles colaboraram na construção de critérios e indicadores e na avaliação de diversos sites da Internet. A participação desses usuários do SUS conferiu ao projeto um caráter inovador. De acordo com a dissertação de mestrado de Rodolfo Paolucci, no Programa de Pós-Graduação de Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz), são poucas as iniciativas que contaram com a participação de usuários. “Queremos fortalecer o sentido de cidadania e mostrar a importância desta participação. Além disso, ninguém melhor que os próprios usuários da rede para nos dizer o que pode e deve ser mudado”, diz Pereira Neto.
 
Em depoimento para o Laboratório de Internet, Saúde e Sociedade, a moradora Maria de Fátima Ferreira contou como foi a experiência. “Foi muito proveitoso. Aprendi não só a mexer melhor na Internet, como a me prevenir de doenças”. Para Maria Helena de Souza, a oportunidade foi importante para o seu crescimento. “Como moradora da comunidade, posso dizer que hoje eu tenho um diferencial”, afirma.
 
O nome do selo foi uma homenagem ao professor Sérgio Arouca (1941-2003), um dos ideólogos do SUS e ex-presidente da Fiocruz nos anos de 1985 a 1989. Cabe lembrar que, ao discursar sobre o conceito ampliado de saúde na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, Arouca afirmou que o acesso à informação também é necessário. Hoje, este acesso acontece, em grande parte, por meio da Internet. O Laiss pretende avaliar, ao longo dos próximos meses, 50 sites de secretarias municipais e estaduais do Brasil. Os interessados devem entrar em contato através do email: laiss@ensp.fiocruz.br

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Faperj anuncia Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet em seu boletim