Busca do site
menu

Hélio Fraga lança boletim sobre tuberculose e outras micobacterioses

ícone facebook
Publicado em:29/03/2016
Hélio Fraga lança boletim sobre tuberculose e outras micobacteriosesCom o objetivo de falar para a comunidade acadêmica e os profissionais de saúde sobre o estado da arte do controle da Tuberculose, o Centro de Referência Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) acaba de publicar o primeiro volume de seu boletim de Pneumologia Sanitária. A intenção é que ele seja um canal de divulgação de ideias, análises e informes. Assim, esse novo instrumento do Hélio Fraga pretende agregar o resultado de diferentes ações de assistência, ensino e pesquisa voltadas para o controle da tuberculose e enfrentamento de outras micobaterioses no país, como também trabalhar na atualização do campo da Pneumologia Sanitária e da Saúde Pública em sua totalidade. A publicação de boletins é uma prática tradicional do Centro de Referência. No entanto, agora, ele vem em formato digital. Confira essa primeira edição, disponível on-line, que será oficialmente lançada no dia 6/4, na ENSP, durante o encontro que celebrará o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. 
 
Segundo o chefe do Centro, Otavio Maia Porto, o Hélio Fraga ocupa um lugar no sistema de saúde que não apenas o permite, como também o obriga a atuar como Unidade Sentinela. Ele é referência para 4 das 10 áreas programáticas em que se divide o município do Rio de Janeiro. O laboratório do CRPHF é referência para os Laboratórios Centrais do Ministério da Saúde (Lacens) dos 26 estados e para o Distrito Federal, fazendo controle de qualidade dos exames realizados nos estados, além de testes com maior complexidade quando não disponíveis nesses Lacens. Além disso, a farmácia do Centro distribui medicação e faz a vigilância do tratamento dos casos de TB resistente e demais micobacterioses notificados.
 
“Somos referência para o atendimento de casos de TB para cerca de 30% dos moradores do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o censo de 2010. É desse lugar privilegiado que pretendemos falar, prestando contas à sociedade sobre a seriedade com que cumprimos uma de nossas missões, que é a de refletir sobre a qualidade das políticas públicas em saúde e, em última instância, sobre o que nos faz adoecer”, apontou Porto.
 
A publicação traz um editorial escrito por Otávio Porto. Já o Informe Epidemiológico do CRPFH faz uma análise da situação epidemiológica dos casos de tuberculose resistente atendidos no Centro. Eles abordam também o papel da farmácia do Hélio Fraga no contexto do SUS; falam sobre o Dia mundial de luta contra a tuberculose, os atuais dados atualidade e a importância dos programas da área. O boletim apresenta ainda a coluna Pensar faz bem à saúde, que traz o artigo O véu (ainda mais justo) da ignorância: a filosofia política de John Rawls e o direito à saúde; e a seção Mural de Informações, que informa os leitores sobre cursos da área, entre outros.


Nenhum comentário para: Hélio Fraga lança boletim sobre tuberculose e outras micobacterioses