Busca do site
menu

Recertificação mantém qualidade internacional dos ambulatórios e laboratórios da ENSP

ícone facebook
Publicado em:07/11/2014
Tatiane Vargas

Recertificação mantém qualidade internacional dos ambulatórios e laboratórios da ENSPA acreditação é uma avaliação externa, cujo objetivo é criar e manter uma cultura de segurança na instituição e de qualidade no atendimento. Liderança colaborativa e aperfeiçoamento contínuo dos processos, os quais incluem a escuta dos pacientes e seus familiares, são critérios fundamentais para a certificação. A acreditação, portanto, é baseada em padrões aplicáveis, predeterminados e publicados. A exigência desse processo nas unidades com perfis assistenciais da Fiocruz surgiu a partir da demanda da antiga Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente, tendo continuidade com a atual Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde, conduzida pelo pesquisador Valcler Rangel.

Em 2011, o Cesteh e o Centro de Saúde receberam o certificado de qualidade internacional, concedido pela organização de acreditação com maior experiência no mundo em avaliação de serviços, a Joint Commission International (JCI), e pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). A acreditação pode ou não ser renovada a cada três anos, e para isso é preciso atender todos os padrões exigidos para manter o certificado de qualidade. Os ambulatórios e laboratórios do Cesteh passam atualmente por essa fase. Nos dias 10 e 11 de novembro, representantes da JCI e do CBA visitam o Cesteh para conceder novamente o certificado de qualidade internacional de acreditação. No Centro de Saúde, a recertificação ocorrerá nos dias 30 e 31 de março do próximo ano. 

ENSP TV recebeu os chefes do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Emilia Correa e Antonio Sergio Fonseca, respectivamente, para falar sobre o processo de renovação da acreditação dos ambulatórios e laboratórios dos Centros. Na entrevista, eles ressaltaram a importância da integração entre o Cesteh e o Centro de Saúde para a garantia do processo de acreditação. Confira o vídeo!

 


Seções Relacionadas:
Entrevistas Vídeos

Nenhum comentário para: Recertificação mantém qualidade internacional dos ambulatórios e laboratórios da ENSP