Busca do site
menu

ENSP debate critérios de avaliação da Capes nesta sexta-feira (7/11)

ícone facebook
Publicado em:06/11/2014
ENSP debate critérios de avaliação da Capes nesta sexta-feira (7/11)O que temos a dizer sobre os critérios de avaliação da pós-graduação stricto sensu adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)? Quais contribuições a Escola pode apresentar para este debate? Estimulada pela pertinência dessa questão e com o objetivo de aprofundar a discussão acerca do tema e buscar o diálogo com as instituições parceiras, a comunidade ENSP se reunirá no dia 7 de novembro, às 13h30, na sala 32 do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) e no dia 24 de novembro, também às 13h30, no salão internacional da Escola. Os encontros são abertos aos interessados, em especial aos docentes, pesquisadores e estudantes da ENSP.
 
No âmbito dessas discussões, o Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/Uerj) também promoveu, no dia 19 de setembro, um debate que tratou do tema e resultou em uma carta que traz questões importantes e embasam este debate. A vice-diretora de Pós-Graduação da ENSP, Tatiana Wargas, detalhou a relevância do documento produzido pelo IMS/Uerj e explicou como ocorrerão os encontros da ENSP. 
 
O primeiro debate está marcado para o dia 7/11, às 13h30, na sala 32 do Cesteh. Ele destina-se prioritariamente aos programas, docentes e discentes da Escola. Seu objetivo é reconhecer e aprofundar pontos de debate. Esta discussão contará com a participação das pesquisadoras da Escola e integrantes da equipe de avaliação da Capes no último triênio Silvana Granado e Luciana Dias Lima; o pesquisador, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva e integrante do grupo de avaliação do Qualis Livros, Sergio Rego; e ainda as pesquisadoras Claudia Travassos e Claudia Medina, que são editoras da Revista Cadernos de Saúde Pública.
 
O segundo momento desse encontro de Avaliação da Capes - que ocorrerá em 24/11, às 13h30, no salão internacional da ENSP -, segundo Tatiana Wargas, é um pouco mais abrangente e contará com a participação de diversos convidados externos. Para tanto a ENSP receberá o coordenador-geral da área de saúde coletiva na Capes, Guilherme Werneck; o professor do IMS/Uerj, Kenneth Camargo Jr.; a professora da Faculdade de Ciências Médicas, da Unicamp Rosana Onocko Campos; e o pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP), Paulo Amarante. 
 
O documento escrito pelo IMS, uma carta aberta à comunidade de Pós-Graduação em Saúde Coletiva expressa grande preocupação com os processos de avaliação da pós-graduação em função dos problemas que têm gerado para alguns programas, bem como a apresentação de algumas ideias para o aperfeiçoamento desses processos. Eles indicam no documento ser fundamental que se estabeleça uma definição prévia do que se considera como atuação ideal dos diversos programas para que, dentro desse horizonte, se possa avaliá-los.
 
Participe dos debates que acontecerão na ENSP e confira aqui a Carta aberta à comunidade de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, desenvolvida pelo IMS/Uerj.

ENSP debate critérios de avaliação da Capes nesta sexta-feira (7/11)

Seções Relacionadas:
Ensino Pesquisa

Nenhum comentário para: ENSP debate critérios de avaliação da Capes nesta sexta-feira (7/11)