Busca do site
menu

Radis de junho questiona o legado da Copa do Mundo

ícone facebook
Publicado em:02/06/2014
Radis de junho questiona o legado da Copa do MundoQual o legado que a Copa do Mundo deixará para o Brasil? Em meio aos protestos contra os gastos públicos, a violação de direitos, os prejuízos na qualidade de vida das cidades-sede da competição e a paixão do brasileiro pelo futebol, a Revista Radis de junho (número 141) pautou sua reportagem de capa. A matéria destaca a atuação do governo, que justifica os investimentos “potencializados pela Copa” nas cidades, mas também traz a visão dos Comitês Populares, que preveem um legado perverso, que aprofunda as desigualdades urbanas no país, destrói comunidades e bairros populares e segrega grupos mais vulneráveis nos espaços urbanos. Acesse a Radis 141 aqui.
 
O editorial fala do acintoso domínio da Fifa no país, ditando regras dentro e fora dos estádios, constrangendo cidadãos e afrontando a autonomia legislativa e de governança nacional. Também cita a reflexão da saúde coletiva, cujo interesse visa, principalmente, entender as críticas sobre o legado em favor da qualidade de vida da população. “Para isso, ouvimos os Comitês Populares da Copa, organizados em diversos estados, sobre os impactos da Copa em temas relevantes para a implementação do direito à saúde, como transporte, habitação, acesso ao lazer, utilização dos recursos públicos e o exercício de direitos civis”, comenta o editor-chefe Rogério Lannes.
 
A reportagem principal ainda aborda as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. De acordo com o texto, as obras anunciadas previam projetos de mobilidade urbana com modernização e expansão do metrô, construção de corredores de ônibus e reforma do Aeroporto Internacional Tom Jobim, até projetos de reestruturação urbana. “Passados quatro anos, o Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas alerta para uma cidade cada vez mais desigual e faz críticas ao projeto que aponta como tendo sido marcado por exclusão e desigualdade social”, observa.
 
Leia ainda nesta edição as notícias e reportagens sobre meio ambiente, parto normal, divulgação científica, os 50 anos do Golpe na mídia e o que defendem, em ano eleitoral, as principais entidades representativas do campo da Saúde Coletiva.
 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Radis de junho questiona o legado da Copa do Mundo