Busca do site
menu

Brasil e Paraguai: parceria visa formação em RH

ícone facebook
Publicado em:26/05/2014

Brasil e Paraguai: parceria visa formação em RHO diretor da ENSP, Hermano Castro, acompanhado do vice-diretor de Escola de Governo em Saúde, Frederico Peres, se reuniu com a vice-ministra de Saúde do Paraguai, María Teresa Baran, para discutir ações conjuntas entre a Escola e o ministério paraguaio destinadas à formação de recursos humanos em Saúde Pública na região sul-americana.

Tanto Hermano Castro, quanto María Teresa Baran apontaram a existência de desafios comuns em relação à formação de recursos humanos estratégicos em Saúde Pública, na região, em particular na pós-graduação, desafios esses que perpassam os limites dos países nacionais, demandando esforços conjuntos e sinergias relacionadas à cooperação entre representantes da Unasul. Ambos concordaram, ainda, sobre a necessidade de formar trabalhadores da saúde para acompanhar as mudanças nos modelos de atenção em curso nos diversos países da região, com maior ênfase nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Outro importante desafio apresentado pela vice-ministra foi a necessidade de qualificação de quadros gerenciais do setor saúde paraguaio, razão pela qual destacou a importância de uma estreita colaboração com a ENSP, cuja expertise na qualificação desses quadros estratégicos é reconhecida em toda a região.

Entre as linhas de ação que foram identificadas estão o avanço do mapeamento das Escolas de Saúde Pública Sul-Americanas; a apresentação de um informe aos ministros de Saúde da região durante a próxima reunião do Conselho de Saúde Sul-Americano, contendo dados preliminares consolidados desse mapeamento; a criação de um programa de formação para profissionais e gestores do Ministério da Saúde do Paraguai, a ser coordenado pela ENSP; uma parceria para a consolidação de um Programa de Educação a Distância em Saúde Pública no Paraguai; e o apoio estratégico da ENSP à criação de uma Escola Nacional de Saúde Pública naquele país.

Foi definida, ainda, uma agenda estratégica para a Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul (Resp/Unasur), rede da qual a ENSP é Secretária-Executiva e o Ministério da Saúde do Paraguai é coordenador. Essa agenda inclui o acompanhamento de projetos estratégicos no âmbito das Escolas da Rede e a realização do III Encontro da Resp/Unasur, programado inicialmente para novembro de 2014.

Ao final do encontro, foi apresentado, e brevemente discutido, o rascunho de um Convênio Marco de Colaboração entre o Ministério da Saúde do Paraguai e a ENSP, o qual será analisado pelas áreas técnicas das duas partes e assinado ainda nesse primeiro semestre de 2014, visando respaldar a agenda estratégica de cooperação bilateral, que abarca as linhas de ação definidas.

Participaram, ainda, do encontro, a diretora nacional de Recursos Humanos em Saúde (DNERHS/MSPBS/Paraguay), Guadalupe Rolon, o diretor de Organismos Internacionais do MSPBS/Paraguay, Cesar Cabral e representantes de áreas técnicas do referido Ministério.


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Parcerias

Nenhum comentário para: Brasil e Paraguai: parceria visa formação em RH