Busca do site
menu

Dr. Google: especialistas debatem a busca por saúde na web

ícone facebook
Publicado em:17/03/2014
Dr. Google: especialistas debatem a busca por saúde na webDoutora em Saúde Pública e membro do programa de Pós-Graduação da ENSP/Fiocruz, Beatriz Vincent é uma das convidadas do primeiro Encontros O Globo Saúde e Bem-Estar de 2014, na quarta-feira (19/3). A atividade receberá especialistas em saúde e internet para debater a elevada procura por informações sobre saúde, remédios e médicos na internet. O debate acontece no Auditório da Casa do Saber O Globo e as inscrições são limitadas. Leia a chamada completa do evento.
 
Dr. Google' é tema de debate nesta quarta-feira
Casa do Saber O Globo recebe especialistas de saúde e internet
 
Maria Clara Serra
 
Nada menos que 81% das pessoas que acessam a internet usam a rede para pesquisar sobre saúde, remédios e médicos. O dado é da Bupa Health Pulse - uma pesquisa de 2012 baseada em entrevistas com 12 mil pessoas de 12 países diferentes, incluindo o Brasil - e evidencia como as informações on-line influenciam o bem-estar das pessoas nos dias de hoje. Para o bem e para o mal.
 
Ajuda para o usurário
 
A procura por saúde na web é tanta que o termo "Dr. Google" já não causa mais espanto. Consultá-lo faz parte do dia a dia de grande parte da população mundial e, por isso, foi o tema escolhido para o primeiro Encontros O Globo Saúde e Bem-Estar de 2014.
 
- O mundo está mudando. As pessoas, os valores e a própria medicina estão diferentes e a comunicação tem tudo a ver com isso - analisa Cláudio Domênico, cardiologista e coordenador da série de debates que começou em 2012 e que, nesta quarta-feira, dia 19, inaugura um novo ciclo na Casa do Saber O Globo. - A internet democratizou a informação e hoje o paciente chega no consultório com muito mais conhecimento. Nem mesmo os médicos sabem lidar com isso ainda, e, por isso, precisamos conversar sobre o assunto.
 
O debate contará com a participação da médica e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ) Beatriz Vincent, e da jornalista e especialista em redes digitais Rizzoleta Miranda, diretora da agência FSB Digital e vencedora de um Leão em Cannes por melhor uso das redes sociais, em 2011.
 
Risco da automedicação
 
De acordo com Rizzoleta, a internet pode trazer um grande benefício aos usuários que buscam trocar experiências de saúde. Mas também para a relação entre paciente e médico, já que os profissionais precisam cada vez mais se atualizar para acompanhar as dúvidas e saber lidar com determinados mitos que as pessoas trazem de casa.
 
- O lado ruim da internet é que acaba abrindo espaço para que as pessoas se automediquem, aumentando os riscos para a saúde, mas obriga o médico, que precisa dialogar com o paciente, a saber o que está acontecendo no mundo on-line - acredita. - Tenho notado também que muitos profissionais têm se interessado mais por divulgar conteúdos de qualidade na internet, o que aumenta a quantidade de informação de boa procedência na rede.
 
Também para isso, os buscadores da internet estão trabalhando. Segundo Rizzoleta, os algoritmos criados por eles estão cada vez mais eficientes no sentido de priorizar os sites e blogs de credibilidade. Mesmo assim, é preciso ter bom senso e checar as fontes para não usar a informação contra a saúde.
 
Serviço
 
Data o horário: Dia 19, quarta-feira, às 17h
 
Endereço: Auditório da Casa do Saber O GLOBO - Avenida Epitácio Pessoa 1.164, Lagoa
 
Como se inscrever
 
Pelo telefone 2227-2237, das 11h às 20h. Vagas limitadas

Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Dr. Google: especialistas debatem a busca por saúde na web